A prefeita do Ipojuca, Célia Sales anunciou nesta quinta-feira (20) uma grande conquista na área de Segurança: Ipojuca obteve em 2021 o menor índice de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) de toda a série histórica desde 2004. Segundo os dados oficiais do Governo do Estado, pelo indicador, o município ipojucano registrou 36 mortes violentas no ano passado, representando uma redução de 33% na comparação com 2020, quando foram contabilizados 54 homicídios. Além disso, outro bom resultado foi o de Crimes Contra o Patrimônio (CVP). Em 2017 foram registrados 717 crimes. Em 2021, o número caiu para 187 registros, o melhor índice da cidade desde 2010.
De acordo com a prefeita Célia Sales, a curva decrescente de CVLI, iniciada de 2017 para 2018, no início da sua primeira gestão, se deve ao compromisso assumido com o município de investimentos na área de segurança pública. “Em 2017, primeiro ano da nossa gestão, o número de homicídios foi de 139 e agora reduzimos para 36. Isto é o resultado de diversas ações e investimento ao longo dos anos para permitir que a população se sentisse mais segura”, disse a prefeita Célia Sales. Na ocasião, a gestora promoveu a entrega simbólica dos novos fardamentos para as equipes de segurança pública do Ipojuca; certificou os agentes que participaram do treinamento da nova tecnologia de spray não letal e formalizou a ampliação das câmaras de videomonitoramento que passaram de 40 para 129, reforçando as áreas monitoradas em todos os distritos do Ipojuca.
O Secretário de Defesa Social do Ipojuca, Osvaldo Morais, salientou que o trabalho do dia a dia envolve 25 viaturas da Guarda Municipal, entre motos e carros, o que representa um grande diferencial na transmissão de segurança por parte da população, principalmente no que concerne aos crimes contra o patrimônio. “Os agentes na rua, somado ao monitoramento virtual, representa uma rede de segurança para o cidadão, que se estabelece como um modelo preconizado como um dos mais modernos, e Ipojuca está dentro dele”, pontuou o secretário.
crédito das fotos: Marly Ribeiro / Secom Ipojuca