O animal foi avaliado e encaminhado ao Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres
Publicado por: Secretaria de Comunicação, em: 25/08/23 às 16:14
Nesta sexta-feira (25), uma iguana foi resgatada por agentes do Grupamento Ambiental da Guarda Municipal de Olinda (GACO). Por volta das primeiras horas da manhã, o órgão recebeu o alerta, oriundo de moradores preocupados sobre a presença do animal em uma área residencial urbana. A espécie, protegida e nativa da região, estava visivelmente estressada e requerendo os devidos cuidados.
Após a operação, verificando seu quadro de saúde, ela foi encaminhada ao Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras Tangará), que é ligado à Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH). O animal será submetido a uma quarentena e, posteriormente, reintegrada ao seu habitat natural.
Os agentes enfatizaram a importância de não tentar tocar no animal para não ocorrer incidentes, protegendo a vida selvagem, além de prevenir situações semelhantes no futuro. De acordo com o comandante, Jefferson Alves, a operação foi avaliada como bem-sucedida: “Estamos dedicados a proteger e preservar a biodiversidade de nossa região. Este resgate é um lembrete de como nossas ações diárias impactam diretamente a vida dos animais que compartilham nosso espaço”, destacou.
A Secretaria de Segurança Cidadã tem se preocupado com as aparições de animais silvestres na cidade e por isso vem capacitando seu quadro para atuar nesse tipo de trabalho. A coordenação do GACO orienta a população a não tentar capturar nenhuma espécie de animal silvestre, muito menos maltratá-los. A orientação é ligar para a Central da Guarda Municipal, que atende pelos números 3429.2947 ou 153.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal de Olinda
Você precisa fazer login para comentar.