A partir desta segunda-feira (23), estarão abertas as inscrições para as 3.261 vagas de cursos técnicos e superiores oferecidos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). As oportunidades são nas modalidades presenciais e a distância, em 16 campi e em oito polos de Educação a Distância (EaD). As aulas terão início no segundo semestre.
Entre as vagas oferecidas, 2.065 são para cursos técnicos na modalidade Subsequente (voltada para quem já concluiu o ensino médio); 352 são para cursos técnicos na modalidade Integrada ao Ensino Médio (para quem já concluiu o ensino fundamental); 35 na modalidade Proeja – Qualificação Profissional, e 809 são para cursos superiores, sendo 449 destas ofertadas no modo presencial e outras 360 na modalidade (Ead).
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site da instituição de ensino até o dia 12 de junho. Será analisado o desempenho escolar dos candidatos durante o ensino fundamental ou médio, ou uma das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) das últimas cinco edições.
Segundo o IFPE, 60% das vagas serão reservadas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino fundamental ou médio em escolas da rede pública. Dentro deste percentual haverá cotas para pessoas com deficiência, pretas, pardas e indígenas. Também haverá reserva de vagas nos cursos com vocação agrícola para estudantes oriundos do campo.
O resultado final será divulgado no dia 8 de julho. Todas as exigências, procedimentos e prazos do processo seletivo estão detalhados no edital.
Confira o cronograma:
Inscrições: 23/05 a 12/06
Lista preliminar de Inscrições: 22/06
Retificação de inscrições: 27 e 28/06
Lista final de inscrições e resultado preliminar: 04/07
Interposição de recursos: 05/07
Resultado final: 08/07
Convocação para heteroidentificação: 08/07
Procedimentos para heteroidentificação e aferição da condição de indígena: a partir de 11/07
Veja também
Planos de Saúde Internacional Ministério da Economia analisa cálculo de reajuste dos planos de saúde
Canadá proíbe comércio de artigos de luxo com a Rússia
Fonte: Folha PE