VII Encontro Municipal de Audiovisual da Educação do Recife (EMCINE) acontece dentro da programação do FIC; estudantes e professores com melhores curtas serão premiados
Com o tema “Do Cais ao Sertão: um caminho de descobertas”, a Secretaria Executiva de Projetos, Tecnologia e Inovação, da Secretaria de Educação do Recife, realiza, nesta sexta-feira (15), o I Festival de Invenção e Criatividade da cidade (FIC). O evento recebe dentro da programação o VII Encontro Municipal de Audiovisual da Educação (EMCINE), que reunirá estudantes para a divulgação das produções audiovisuais desenvolvidas ao longo do ano letivo no sábado (16). O Museu Cais do Sertão será a casa dessas atividades, voltadas para alunos e professores da Rede Municipal de Ensino do Recife, além dos familiares.
A FIC é um momento de celebração regional, envolvendo o espírito inventivo, colaborativo e mão na massa promovido pela Educação. O objetivo é ofertar uma grande oportunidade para que estudantes, educadores e seus familiares possam explorar materiais e tecnologias, participando de atividades interativas e envolvendo-se em um ambiente de aprendizado estimulante e descontraído. Além disso, todos os curtas produzidos pelos estudantes ao longo do ano serão exibidos durante todo o dia. O projeto faz parte do EMCINE, que tem como finalidade valorizar e divulgar as produções audiovisuais desenvolvidas pelos estudantes e professores da Rede Municipal de Ensino.
Algumas das atividades presentes na programação envolvem música, arte em argila, explorador kids voltado para a primeira infância, oficina cavalo marinho, jogos teatrais, brinquedos ópticos, sustentabilidade e ecossistema marinho, oficina de monotipia, oficina de tirinhas, cabine de fotos e exposição de fotografias e HQs.
No sábado (16), os estudantes e professores finalistas nas diferentes categorias retornam ao Museu Cais do Sertão para a premiação do EMCINE. A participação no evento é gratuita e aberta ao público.