A parada cardiorrespiratória (PCR) continua sendo uma das emergências cardiovasculares mais prevalentes e com alta taxa de mortalidade no Brasil. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), as doenças cardiovasculares foram responsáveis por mais de 198 mil óbitos entre os brasileiros no ano de 2021. Essas doenças incluem as isquêmicas do coração, que são as principais causadoras de PCR.
Com o objetivo de aprimorar o atendimento e a reanimação nesses casos críticos, o Hospital Dom Hélder Câmara, localizado no Cabo de Santo Agostinho, promoveu um treinamento nesta terça e quarta-feira (18 e 19/07), focado no manejo de paradas cardiorrespiratórias. A capacitação, voltada para as equipes de enfermagem e emergência, teve como propósito reforçar os protocolos e diretrizes de atendimento, visando o reconhecimento precoce e tratamento adequado de pacientes em PCR.
O treinamento foi conduzido pelo Diretor de Ensino e Pesquisa do HDH, Rafael Gomes, com o suporte da equipe de Educação Permanente, e abordou uma série de procedimentos essenciais para o enfrentamento dessas emergências médicas.
Entre os tópicos trabalhados estavam o gerenciamento de vias aéreas, a avaliação primária e secundária de pacientes em estado crítico e as manobras necessárias para o atendimento de parada respiratória em pacientes adultos.
“A iniciativa tem um papel fundamental na capacitação dos profissionais de saúde, proporcionando habilidades técnicas e atualizadas para lidar com situações de extrema urgência e contribuindo para uma resposta mais efetiva e salvadora diante de casos de parada cardiorrespiratória”, disse a enfermeira do setor de Educação Permanente do HDH, Cássia Pires.
Fonte: Blog do Jorge Lemos
Foto: Divulgação
Você precisa fazer login para comentar.