Um homem foi preso suspeito de assédio na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Zona Oeste do Recife, após registrar imagens de uma mulher amamentando.
A prisão aconteceu na tarde desta terça-feira (28), no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH).
De acordo com uma estudante da UFPE, que não quis se identificar, antes de fotografar a vítima, o suspeito praticou assédio com outras alunas da instituição.
“Ele falou que as meninas estavam em poses eróticas e que ele não poderia segurar seus instintos e estava no direito de assediar elas […] Meus amigos começaram a gravar. Ele foi para o CFCH, para um seminário de filosofia. Lá, ele gravou uma mãe que estava amamentando”, informou.
Estudantes que estavam no campus ficaram revoltados com os casos de assédio e se reuniram em frente ao prédio do CFCH, onde o suspeito estava.
O homem ficou no local até a chegada da Polícia Militar, que algemou o suspeito. Imagens que chegaram ao WhatsApp da Folha de Pernambuco mostram o momento em que ele é preso.
O suspeito foi levado para a Central de Plantões da Capital, no bairro de Campo Grande, na Zona Norte do Recife.
Em nota, a Universidade Federal de Pernambuco declarou que a Superintendência de Segurança Institucional (SSI) contecve o suspeito e informou a Polícia Militar que, por sua vez, encaminhou o mesmo para a Delegacia da Mulher.
Segundo a PMPE, o homem permaneceu sob a guarda dos seguranças de serviço na UFPE, dentro de uma das salas do prédio da instituição até a chegada de policiais militares do 12º Batalhão, que o conduziram para a DP da Mulher, no bairro de Santo Amaro, para serem tomadas as medidas legais cabíveis.
Seguem as notas na íntegra:
Universidade Federal de Pernambuco
A Universidade Federal de Pernambuco foi acionada, através de seus canais institucionais, sobre ocorrência no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), no início da tarde de hoje (28).
A Superintendência de Segurança Institucional (SSI) atuou no sentido de conter o suspeito e informar a Polícia Militar que, por sua vez, encaminhou o mesmo para a Delegacia da Mulher com a finalidade de apurar o caso. A SSI ofereceu suporte às vítimas no acompanhamento até a unidade policial.
A Administração Central está acompanhando a situação e permanece à disposição para colaborar com o que for solicitado. A UFPE repudia todo e qualquer caso de violência contra a mulher, em seus espaços institucionais e fora dele; e trabalha para construção de uma sociedade inclusiva, livre de preconceitos, discriminações e violências.
Polícia Militar de Pernambuco
A Polícia Militar informa que prendeu, na tarde desta terça-feira (28), um homem por suspeita de assédio sexual contra duas mulheres, no Campus da Universidade Federal de Pernambuco. O homem permaneceu sob a guarda dos seguranças de serviço na UFPE, dentro de uma das salas do prédio da instituição até a chegada de policiais militares do 12º Batalhão, que o conduziram para a DP da Mulher, no bairro de Santo Amaro, para serem tomadas as medidas legais cabíveis.
Veja também
Folha Pet Protestos na FrançaDá para andar com o cachorro sem coleira? Saiba quais os riscos de andar com animais desprotegidos
França registra novos confrontos em protestos contra reforma da Previdência