Apresentações serão realizadas nesta quarta (13) e nesta quinta-feira (14), no Santa Isabel, para celebrar o aniversário do Recife e encontrar com a programação do Festival Interativo de Música e Arquitetura (FIMA), que já percorreu várias cidades do país. (Foto: Marcos Pastich/PCR)
Os acordes de erudição da Orquestra Sinfônica do Recife já têm data para voltar a ecoar na cidade, após algumas semanas de recesso. Hoje e amanhã, o conjunto orquestral mantido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, inicia a temporada 2024 de concertos gratuitos, com duas apresentações, no Teatro de Santa Isabel, às 20h, e dois ensejos: as celebrações do aniversário de 487 anos do Recife e o Festival Interativo de Música e Arquitetura (FIMA), que está percorrendo o Brasil inteiro com apoio da Lei Rouanet, para promover e estimular o encontro entre os patrimônios culturais, musicais e arquitetônicos do país.
Regido pelo maestro titular da Orquestra, Lanfranco Marcelletti, o concerto contará com a participação da soprano Alzeny Nelo. O repertório contém oito peças, contemplando desde Verdi aos acordes ensolarados do frevo, que embalam a história da aniversariante e superlativa capital do Recife desde sua origem.
As apresentações inaugurais da temporada 2024 serão gratuitas e abertas ao público, oferecidas no Teatro de Santa Isabel, a partir das 20h. Para o concerto de hoje, ingressos foram distribuídos no site https://conecta.recife.pe.gov.br/, as incrições neste canal já estão encerradas; mas haverá distribuição de ingressos na bilheteria do teatro, uma hora antes da apresentação. Para a segunda noite, a distribuição começa às 10h desta quinta-feira no portal Conecta Recife e também haverá ingressos disponíveis na bilheteria do Santa Isabel a partir das 19h.
O repertório preparado por Lanfranco começa com a “Sinfonia da ópera I Puritani”, de Vincenzo Bellini, segue com a “Alvorada e Ária da ópera II Schiavo”, do brasileiro Carlos Gomes, a “Ária da ópera Um Ballo in Maschera, de Giuseppe Verdi, e “The Unanswered Question”, de Charles Ives. Dedicado ao Recife e suas músicas, o último bloco reunirá somente os melhores e mais ensolarados compositores e composições em linha reta: “Lamento e Dança Brasileira”, de Clóvis Pereira, “Música para Metais n⁰ 2”, de Maestro Duda. Também será executada a “Ária (cantiga) da Bachiana Brasileira n⁰ 4”, de Villa Lobos. O final será muito feliz e igualmente recifense, com um medley de frevos no bis, num convite irrecusável para a festa que a capital pernambucana sempre soube ser.
Serviço
Início da Temporada 2024 de Concertos da Orquestra Sinfônica do Recife
Datas: 13 e 14 de março
Horário: 20h
Local: Teatro de Santa Isabel (Praça da República, Bairro de Santo Antônio)
Entrada franca: Ingressos distribuídos pela internet e na bilheteria do teatro