Crédito, Getty Images
Meghan se abriu sobre sua saúde mental
No documentário da Netflix sobre sua saída da família real, o príncipe Harry disse que foi “assustador” ver seu irmão, o príncipe William, “gritar e berrar” com ele quando eles se encontraram para discutir o futuro de Harry e Meghan.
Nos últimos episódios da série documental, Harry e Meghan contam por que decidiram deixar seus deveres reais e se mudar para os EUA. Eles afirmam que não receberam apoio da família real em meio a uma enxurrada de conteúdo negativo na imprensa britânica sobre Meghan.
O Palácio de Buckingham não comentou o relato de Harry.
Meghan diz que chegou a cogitar tirar a própria vida.
“Eu só pensava: ‘tudo isso vai parar se eu não estiver aqui'”, disse ela.
Depois que sua esposa contou como estava sua saúde mental, o príncipe Harry disse ter ficado arrasado. No entanto, afirma, ele havia sido “treinado” para se preocupar mais com o que as pessoas iriam pensar.
Ele disse ter se odiado por isso e ter sentido vergonha de sua própria reação, que foi a de um “Harry institucional” em vez de um marido.
“O que ela precisava era muito mais do que eu era capaz de dar”, acrescentou.
Crédito, PA Media
Harry disse o funeral do avô foi um momento difícil por ter que reencontrar o irmão
Tratamento negado
Enquanto tinha esses pensamentos suicidas, Meghan queria procurar ajuda psiquiátrica, mas “não tinha permissão”, segundo ela.
“Eles estavam preocupados em como isso afetaria a imagem da instituição”, disse ela, sem especificar quem eram “eles”.
O príncipe acrescentou que “eles” sabiam o quão ruim estava a saúde mental de sua esposa.
“Eles pensaram: ‘Por que ela simplesmente não lida com isso? Todo mundo já lidou com isso, por que ela não consegue?’ Mas (a situação de Meghan) era diferente. Era muito diferente.”
A mãe de Meghan, Doria Ragland, disse que ouvir os pensamentos de sua filha “partiu seu coração” e que as palavras “não foram fáceis para uma mãe ouvir”.
“Eu sabia que a situação estava difícil, mas ser constantemente atormentada por esses abutres, ela realmente pensou em não querer estar mais aqui”, disse Doria, em referência à intrusão da imprensa na vida de sua filha.
Crédito, Getty Images
Harry disse que decisão de abandonar os deveres reais foi dele
Discussão real
À medida que as coisas pioravam para o casal, Harry diz que foi a Sandringham, a propriedade real em Norfolk, em 2020, para conversar com seu pai, irmão e avó, a rainha. A ideia era pensar em cenários para o papel do casal na família real.
“Foi assustador ver meu irmão gritando e berrando comigo e meu pai dizendo coisas que simplesmente não eram verdade. E minha avó sentada em silêncio e meio que absorvendo tudo”, disse Harry.
Ele disse que sua preferência era cumprir parte dos deveres da família real, com ele e Meghan fazendo seus próprios trabalhos, mas também apoiando a rainha. Mas logo ficou claro que isso não era uma possibilidade.
“Ficou muito claro, muito rapidamente, que isso não estava em discussão”, disse ele.
Quanto à rainha, ele disse que seu objetivo final e sua responsabilidade eram a instituição da família real.
Crédito, Getty Images
Documentário foi gravado antes da morte da rainha
Briga de irmãos
Harry também disse que uma declaração conjunta foi divulgada após a reunião sem sua permissão. Escrito em nome dele e de seu irmão, o comunicado negava uma história de que o comportamento de William havia “empurrado” Harry para longe e para deixar seus deveres.
Harry descreveu a mudança como uma “mentira para proteger meu irmão”.
“Não havia outra opção neste momento. Eu disse, ‘precisamos sair daqui'”, conta o príncipe.
Ele disse que Meghan não pediu para sair e que boatos de que tudo tinha acontecido porque ela “instigou” o marido é “pura misoginia”.
O documentário também revela, entre outras, as seguintes histórias:
- O príncipe Harry fala sobre o rompimento de seu relacionamento com o irmão – acusando o escritório de William de vazar histórias para a imprensa – algo que ele diz que eles “prometeram” que nunca fariam quando eram mais jovens.
- Ele descreve uma “rixa” entre ele e seu irmão, dizendo que William “agora está do lado da instituição”.
- Harry fala sobre “um jogo sujo” dentro da forma como a família real lida com a imprensa real, que envolveria “briefings constantes” e “vazamento e criação de histórias”.
- O príncipe diz que “pessoas” ficaram chateadas por Meghan estar “roubando os holofotes” ou fazendo o trabalho melhor do que pessoas que “nasceram para isso
- Ele diz acreditar que as matérias publicadas no tablóide Mail on Sunday “estavam ligadas” ao aborto que Meghan sofreu. O Mail on Sunday ainda não comentou.
- Meghan disse que não estava nem “sendo jogada aos lobos”, mas sim “sendo usada como alimento para os lobos”.
- Meghan disse que ver seu pai falando à imprensa sobre ela e a família real foi “incrivelmente doloroso”, acrescentando que foi “muito constrangedor para a família”.
- Beyonce mandou uma mensagem de texto dando seu apoio a Meghan após sua entrevista com Oprah Winfrey no ano passado, e Meghan disse que ficou incrédula de que a cantora sabia quem ela era.
- Harry ficou chocado depois de ser impedido de ver a rainha ao retornar de Vancouver para discutir sua saída do Reino Unido.
- O príncipe Harry achou “difícil” comparecer ao funeral do príncipe Philip, pois foi forçado a discutir as tensões familiares com seu pai e irmão. Ele afirma que “teve que fazer as pazes” e que “nunca conseguiria que eles assumissem alguma responsabilidade ou que fizessem um pedido de desculpas genuíno”.
Os três episódios finais da série de seis partes, intitulada Harry & Meghan, foram lançados na quinta-feira (15).
As filmagens da série foram concluídas antes da morte da rainha em setembro deste ano.
*O CVV (Centro de Valorização da Vida) realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo. Ligue para 188 ouclique aqui para saber mais.
Você precisa fazer login para comentar.