As várias regiões afetadas pela chuva em Pernambuco fizeram diversas vítimas. Dentre elas, cães, gatos, cavalos e outros animais. O Grupo de Resgate de Animais em Desastres (@grad_brasil) atua no salvamento de animais em tragédias pelo Brasil. Formado por voluntários treinados para lidar com as mais diversas situações, o Grad está recebendo inscrições de voluntários no Recife para reforçar a busca por animais atingidos na região litorânea de Pernambuco.
Todas as pessoas que trabalham com o projeto são profissionais com treinamento para cenários de alto risco. Mas para ajudar em locais de baixo risco, por conta da alta demanda que está acontecendo em Pernambuco e do número de pessoas que entrou em contato oferecendo ajuda, foram abertas vagas para voluntários nas ações. Para se cadastrar, é preciso preencher o seguinte formulário de inscrição:
O Grad é formado por 60 membros, dentre eles, médicos veterinários, biólogos, oceanógrafos, analistas de sistemas, administradores, zootecnistas, bombeiros civis, acadêmicos de medicina veterinária e auxiliares de várias partes do País. Quando há um desastre que põe em risco também a vida de animais, o grupo se desloca para salvamentos. Um dos primeiros a chegar em Pernambuco para atender os animais foi o médico veterinário James Prado Pinto Sobrinho, integrante do Grad, que se deslocou de Alagoas para Pernambuco visando ajudar os animais silvestres e domésticos que estão desalojados devido às fortes chuvas no Estado.
Médico veterinário James Prado Pinto Sobrinho, integrante do Grad
Este ano o Grad atuou em Petrópolis, no Rio de Janeiro, retirando animais de locais de risco após as fortes chuvas que atingiram o local em fevereiro.
Em Pernambuco, o Grad conta com o apoio do Conselho Regional de Medicina Veterinária (@crmvpe), que atua junto ao projeto oferecendo ajuda humanitária aos animais em circunstâncias de vulnerabilidade em desastres.
Veja também
Publicidade Legal – 01 de Junho de 2022 – Editais e balanços
TiroteioUma semana após massacre em escola, Uvalde começa a enterrar suas vítimas
Você precisa fazer login para comentar.