O governo federal reabriu nesta terça-feira (7) a Mesa Nacional de Negociação Permanente com os servidores federais. A solenidade, em Brasília, reuniu dirigentes de nove ministérios e 80 entidades representantes de trabalhadores.
O tema central do encontro foi reajuste salarial. O secretário de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Sérgio Mendonça, adiantou que as negociações já começam nos próximos dias.
O presidente do Fonacate, Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas do Estado, Rudinei Marques, cobrou a recomposição salarial dos servidores.
Durante o evento, a ministra de Gestão, Ester Dweck, assinou a exposição de motivos que será enviada à Presidência da República para a edição do decreto que mantém dirigentes com mandato classista na folha de pagamento do governo federal. A ministra destacou a importância da retomada das negociações.
A Mesa de Negociação foi originalmente instalada em 2003, no primeiro mandato do governo Lula. A iniciativa busca soluções negociadas entre as partes e o estabelecimento de procedimentos e normas para melhorar a qualidade dos serviços prestados à população.
Fonte: Agência Brasil