Governadores do Consórcio Nordeste realizam a primeira reunião do ano para construir pautas coletivas a serem apresentadas ao Governo Federal. O encontro começou na manhã desta sexta-feira, no Centro de Convenções de João Pessoa, na Paraíba.
O secretário de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais do Governo Federal, André Ceciliano, acompanha a reunião como representante do executivo federal.
A proposta principal deste primeiro encontro que reúne os 9 governadores dos estados da região é montar uma pauta de demandas conjuntas a serem apresentadas para uma reunião agendada com o presidente Luís Inácio Lula da Silva no próximo dia 27 de janeiro, em Brasília.
O Presidente do Consórcio, eleito em dezembro passado para a gestão 2023, o governador da Paraíba, João Azevêdo pautas comuns aos estados nordestinos a serem debatidas no encontro desta sexta-feira
Investimento em novos projetos de obras estruturantes e daquelas que estão paralisadas, como a malha viária, portos e logística, turismo e o combate à fome também estão entre os pontos da reunião de hoje.
Fátima Bezerra, governadora reeleita do Rio Grande do Norte, reforça a importância deste diálogo para uma gestão coletiva promovida pelo Consórcio.
O Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste foi criado em 2019 para ser o instrumento jurídico, político e econômico de integração dos nove Estados da região Nordeste do Brasil. Com a iniciativa, já foi possível aos gestores do executivo estadual a realização de compras conjuntas, a implementação integrada de políticas públicas e a atração de investimentos do setor privado para o mercado conjunto das federações nordestinas.
Fonte: Agência Brasil