gilmar-mendes-defende-nacionalizacao-do-compaz

Gilmar Mendes defende nacionalização do Compaz

Nesta segunda-feira (22), o Prefeito do Recife, João Campos, acompanhou o decano do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, em visita a uma unidade do Centro Comunitário da Paz (Compaz). O centro escolhido foi o Dom Hélder Câmara, que fica localizado na comunidade do Coque, em Joana Bezerra. O intuito foi apresentar o modelo de funcionamento do equipamento municipal, concebido com foco na prevenção à violência, inclusão social e fortalecimento comunitário.

“Fiquei muito, como disse publicamente, sensibilizado (com a visita). Já havia ouvido uma exposição no IDP (Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa), com o secretário Murilo Cavalcanti, sobre a experiência do Compaz. Essa é uma preocupação que eu tenho”, comentou o ministro Gilmar Mendes.

  O prefeito João Campos ressaltou o trabalho feito em todas unidades do Compaz e reforçou a necessidade de se trabalhar políticas públicas que garantam o enfrentamento à desigualdade no país. “A nossa fábrica de cidadania, recentemente, foi premiada pela ONU como a melhor política pública brasileira para o combate às desigualdades.

A visita do ministro mostra toda a sua sensibilidade com essa causa, que nos é tão cara. O maior problema do Brasil é justamente as suas mais diversas formas de desigualdade. É muito bom podermos ver essa preocupação e cuidado do senhor, ministro da suprema corte, em discutir e observar caminhos para enfrentarmos esses grandes desafios”, destacou o prefeito João Campos.

Hoje, o Recife conta com quatro Centros Comunitários da Paz em atividade. Cada unidade está localizada em uma área periférica da cidade, identificada com alto índice de violência. São eles: o Compaz Governador Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha), o Compaz Escritor Ariano Suassuna (Cordeiro), o Compaz Governador Miguel Arraes (Caxangá) e o Compaz Dom Hélder Câmara (Coque).

Existe também uma unidade em construção, no Ibura, e mais três a serem iniciadas. Juntas, as quatro unidades atuais atendem uma média de 200 mil pessoas por ano, disponibilizando gratuitamente esportes e atividades culturais, como natação, judô, basquete, futsal, treino funcional, aulas de ballet, bordado, informática, idiomas, entre outros. Também são oferecidos serviços como CRAS, mediação de conflitos, Junta Militar, atendimento psicológico, agência de emprego e espaço de empreendedorismo, além de uma biblioteca pública em cada Compaz.

Fonte: Blog do Jorge Lemos
Foto: Divulgação

About Redação

Veja também

“Vamos focar nas áreas mais sensíveis para a população, direcionando emendas parlamentares e buscando ações concretas para melhorar os serviços prestados à comunidade” Getúlio Belém , presidente da Câmara do Jaboatão

Reforma Administrativa na Gestão Municipal e no Legislativo Marcam Início do Ano Jaboatão dos Guararapes …