gestores-de-transito-do-recife-vao-a-sao-paulo-para-troca-de-experiencias

Gestores de trânsito do Recife vão a São Paulo para troca de experiências

Profissionais de fiscalização e operação de trânsito participaram de visita técnica de capacitação sobre boas práticas na gestão de mobilidade para fomento à segurança viária. (Foto: Cortesia)

Com o objetivo de melhorar a segurança viária do Recife e investir na capacitação dos gestores de operação e fiscalização de trânsito, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (Sepul) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), enviou os principais gestores da gerência geral de operações de fiscalização da cidade a São Paulo. A visita técnica servirá para observar os resultados direcionados por ações focadas em dados e evidências que a capital paulista vem colhendo nos últimos anos e aplicar esses benefícios no contexto do Recife. A troca de conhecimentos iniciou na segunda-feira (8) e seguirá até a sexta-feira (12). Ao todo, viajaram três gestores de trânsito que atuam nas áreas de fiscalização e de operação das equipes nas ruas da capital pernambucana.

A visita será a primeira experiência que os gestores vão vivenciar em São Paulo, cidade referência em segurança viária e no método de fiscalização de trânsito. A visita, que acontece a convite da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global e será  liderada pela International Association of Chiefs of Police (IACP) – maior e mais influente associação profissional para chefes de polícia, com mais de 31 mil membros em mais de 165 países ao redor do mundo -, vai ter um caráter de troca de experiências, na qual o grupo de gestores recifenses vai poder acompanhar as ações de operação, planejamento e fiscalização coordenadas pelos órgãos do Estado e da Prefeitura de São Paulo, e assistir a PM, PRE e Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET) em ação.

“Iniciativas como essas demonstram que o Recife está experimentando de forma participativa as operações de fiscalização que são referência no país e que está alinhado a uma rede global que tem acesso às melhores práticas internacionais de segurança viária, além de investir na formação continuada dos seus gestores e no aprimoramento do tema na agenda da cidade”, destaca a presidente da CTTU, Taciana Ferreira.

Entre as atividades que os gestores de trânsito da CTTU estão realizando na capital paulista estão as presenças na Operação “Cavalo de Aço”, para observar a fiscalização aos motociclistas, com foco no fator de risco uso do capacete e na Operação Direção Segura, que fiscaliza o fator de risco beber e dirigir, além da visita à Base Operacional da Polícia Rodoviária Estadual para acompanhar uma operação de monitoramento de velocidade, onde poderão conhecer de perto tecnologias voltadas para a segurança viária com a finalidade de trazer esses benefícios para o contexto do Recife. Esse intercâmbio de conhecimentos com outras cidades que produzem resultados positivos reais e já evidenciados, a exemplo de São Paulo, podem inspirar a capital pernambucana a encontrar o melhor formato para as fiscalizações e abordagens que visam desenvolver.

O Recife tem inovado nos formatos de operações de fiscalização de trânsito, como demonstrou o Programa Piloto Seguro, lançado em maio de 2021, que une os eixos de educação para o trânsito, engenharia de trânsito e fiscalização para trazer uma abordagem integrada entre os vários pilares e, dessa forma, promover mais segurança viária e orientação assertiva aos motociclistas. Além disso, a CTTU tem investido, também, na formação continuada para os agentes de trânsito, de maneira a trazer as melhores práticas de fiscalização para o município do Recife, mantendo os profissionais atualizados sobre os debates que estão sendo feitos em todo o mundo.

“Essa tem sido uma experiência nova e muito rica. Observar a equipe de uma cidade da proporção de São Paulo é importante para gestão de trânsito e também para troca de experiência. Estamos vendo detalhes da operação de trânsito e tecnologias que são usadas na capital paulista, assim também como trouxemos nossas experiências e pudemos ver que estamos alinhados e padronizados com boas práticas também”, destaca inspetor Nilton Prazeres, gerente geral de operação e fiscalização de trânsito da CTTU.









About Redação

Veja também

Rosana Melo consolida sua trajetória como um dos principais nomes do mercado imobiliário recifense em 2025

Com mais de 25 anos de atuação, a corretora Rosana Melo @rosanamelocorretora se destaca como …