Estácio Fernandes, de Salvador, é especialista na área é o responsável pelo trabalho no Convento de São Francisco, na Bahia
Publicado por: Alexandre Cavalcanti, em: 12/06/24 às 17:06
Gestores da Secretaria de Patrimônio e Cultura de Olinda (Sepac) foram convidados, nesta quarta-feira (12), para a mostra das técnicas utilizadas no restauro dos azulejos no Convento de São Francisco, Sítio Histórico da cidade. O trabalho foi concluído e o responsável é o especialista, Estácio Fernandes, de Salvador. Ele é, atualmente, o colaborador do Núcleo de Tecnologia da Preservação e da Restauração (NTPR). Depois, fez uma visita guiada ao conjunto azulejar de Olinda.
A agenda deste trabalho foi restrita a um grupo técnico multidisciplinar que, além dos profissionais da Sepac, contou também com representantes do Conselho de Preservação de Olinda, além dos frades do Convento Franciscano. Além da palestra, Estácio fez uma visita guiada ao conjunto azulejar de Olinda. “Uma troca de experiência de muito valor histórico, devido à complexidade do trabalho e, principalmente, pela vasta experiência de um profissional que atua há mais de 30 anos nesse primoroso ofício”, revelou a secretária executiva de Patrimônio de Olinda, Ana Cláudia Fonseca.
Além de restaurador, Estácio Fernandes é museólogo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e também estudou sobre as técnicas de azulejaria em Lisboa. Ele também foi o especialista responsável pela restauração dos azulejos do Oratório da Cruz do Pascoal, monumento público de Salvador, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 1938.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal de Olinda