Prefeito João Campos visitou os dois polos descentralizados na noite desta segunda-feira (20). (Foto: Rodolfo Loepert/PCR)
A diversidade de ritmos marcou a segunda-feira de Carnaval (20) nos polos descentralizados do Recife. Logo após acompanhar a Noite dos Tambores Silenciosos Mirim, no Pátio do Terço, o prefeito João Campos prestigiou as festas carnavalescas promovidas pela Prefeitura em dois bairros. Na Linha do Tiro, Zona Norte do Recife, o gestor municipal assistiu à apresentação do Maracatu Águia Misteriosa de Nazaré da Mata e conversou com os artistas e com os foliões. Logo em seguida, no Cordeiro, Zona Oeste da cidade, curtiu o frevo de Liv Moraes.
“O Carnaval do Recife está vibrando em toda a cidade com muita cultura. E quero aqui dar os parabéns aos mais de 6,5 mil trabalhadores da Prefeitura que trabalham todos os dias para que esta festa possa acontecer e também a todos os foliões que estão fazendo uma belíssima celebração”, disse João Campos no Cordeiro. “É um Carnaval que tem toda a representatividade da cultura. São 44 polos da Prefeitura do Recife, em todas as regiões da cidade. Metade das apresentações são da cultura popular pernambucana, mas a gente acolhe o Brasil inteiro. Então a gente tem muito frevo, forró, tem muito samba, muito pagode, brega, tem tudo, porque o nosso Carnaval é um Carnaval do Brasil. É o maior Carnaval do mundo, então a gente acolhe todo mundo”, comentou.
Márcia Andrade, 32 anos, é gerente de uma lanchonete e mora em Paulista, na Região Metropolitana. Na noite desta segunda, ela resolveu curtir o Carnaval próximo a casa da sua mãe na Linha do Tiro. “Sempre estou aqui e a festa deste ano está maravilhosa. São ótimas atrações e a segurança também está muito boa. Isso é muito bom para a comunidade. Se não fosse isso, muita gente não poderia ir assistir a um artista de fora. A minha família inteira está aqui hoje”, contou ela, animada.
Já Micaele Rodrigues, de 26 anos, é vendedora ambulante e aproveita o Carnaval na Linha do Tiro para ganhar dinheiro com a venda de espetinhos. “Sou moradora do bairro e esse polo serve para adicionar uma renda extra para a minha família e para a comunidade, pois atrai muitas pessoas. É uma festa muito bonita. Esse é o meu quarto ano trabalhando aqui”, disse.
Moradora do Cordeiro, a assistente administrativa Selma Santos, de 62 anos, levou o neto para dançar frevo no polo do bairro. “Todos os dias eu estou vindo para cá, estamos tendo ótimas atrações. Estou ansiosa para ver Elba Ramalho mais tarde”, opinou. O Polo Linha do Tiro contou ainda com nomes como Gustavo Travassos, Luciano Magno, Banda Sedutora e Saiddy Bamba ao longo da noite desta segunda. Já o Cordeiro também foi palco para Gerlane Lops, Elba Ramalho e César Santos.
CARNAVAL DO RECIFE – O Carnaval do Recife é um grande evento multicultural e com presença marcante de manifestações populares. São 44 polos, entre centralizados, descentralizados e comunitários, em uma programação que se estende por toda a cidade, reunindo atrações locais e nacionais, que celebram a volta do ciclo carnavalesco. Para a sua realização, a Prefeitura do Recife mobilizou parcerias com a iniciativa privada e mais de R$ 8 milhões foram captados de empresas, viabilizados por meio de quatro editais para captação de cotas de patrocínios. Os parceiros são AMBEV, Sports Entretenimento e Produção de Eventos, TIM e CVC.
Além de uma extensa programação cultural se apresentando por toda a cidade, cuja programação pode ser conferida no site carnavaldorecife.com, o ciclo momesco preparado pela Prefeitura do Recife reúne, ainda, um esquema especial de serviços públicos oferecidos por diversas ecretarias e órgãos municipais. Para tanto, mais de 6,6 mil colaboradores municipais estarão mobilizados direta e indiretamente nas ações para proporcionar o maior e melhor Carnaval da capital pernambucana de todos os tempos. Até este domingo (19), foram mais de 60 atrações que já subiram ao palco somente no Marco Zero.
Em todos os dias de folia, a Prefeitura do Recife está envolvendo esforços em um forte esquema de limpeza urbana, reforço na Guarda Municipal, ativação da Central do Carnaval com as Arenas Gastronômica, com 13 restaurantes, de Serviços e de Artesanato, dentre outras iniciativas. Na Saúde, mais de 2 mil profissionais de diversas áreas estão escalados para garantir assistência aos foliões, bem como 36 ambulâncias e 40 motolâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) – um incremento de 40% em relação ao último festejo de Momo – e 24 unidades de saúde.