forum-debate-ideias-para-luta-contra-as-drogas-e-o-publico-feminino

Fórum debate ideias para luta contra as drogas e o público feminino

Encontro multissetorial foi realizado nesta terça-feira, na Policlínica Barros Barreto, no Carmo

Publicado por: Redação Secom, em: 26/03/24 às 11:58

‘A mulher, a saúde mental e as drogas’ foi o tema de um fórum organizado pela Prefeitura de Olinda na Policlínica Barros Barreto, bairro do Carmo, na manhã desta terça-feira (26.03). O evento reuniu representantes das secretarias de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos e Saúde – incluindo respectivas diretorias e coordenadorias – além de representantes do Governo do Estado, academia e estudantes da área de saúde. O objetivo foi debater informações para construir novas políticas públicas na luta contra as drogas.

A secretária de Saúde de Olinda, Ana Callou, destacou o avanço das políticas de atenção à saúde mental em Olinda. “Esse espaço é muito importante para debates e novas ideias. Temos avançado muito nas políticas públicas de saúde mental e isso é resultado de muito esforço e consultas à sociedade civil. Assim, conseguimos discutir o município de forma regionalizada e ouvir os pleitos de todas as pessoas envolvidas”, pontuou.

Já a secretária executiva de Políticas sobre Drogas, Rosely Chaves, ressaltou que a linha de trabalho na secretaria segue o conceito de cidadania e direito à vida, além de trazer mais parceiros para construção de uma vida melhor para a população mais vulnerável. “Estamos pautados na autonomia, garantia de direitos e, principalmente, no direito à vida. E a partir dessa nossa troca de ideias é que vamos pactuar as melhores abordagens para tratar dessa problemática, por isso fazemos questão de ouvir todos, por isso temos aqui representantes do comitê da população de rua, do consultório de rua e Conselho Municipal de Saúde”, pontuou.

O fórum engloba o serviço Linha do Cuidado, do Programa Prevenir é Cuidar, lançado este mês pela Prefeitura de Olinda. A programação dessas ações seguem um calendário semanal nas escolas, em instituições religiosas, além de busca ativa nas comunidades. Na última sexta-feira (22.03) esse trabalho foi feito na Ilha do Maruim. A iniciativa é ir além da escuta inicial, feita por meio do telefone (81) 99974-3764 ou pelo endereço eletrônico: linhadocuidadosepod@gmail.com. A rede de apoio busca estabelecer vínculos, objetivando os encaminhamentos necessários a este público alvo. Em abril, o trabalho segue no bairro de Aguazinha (16/4), e na comunidade da Ponte Preta (30/4).

Fonte: Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal de Olinda

About Redação

Veja também

olinda-recebe-congresso-pernambucano-de-municipios,-partilhando-boas-praticas

Olinda recebe Congresso Pernambucano de Municípios, partilhando boas práticas

Encontro, promovido pela Amupe, conta com mais de 400 mil pessoas inscritas e ampla grade …