Tropas das Forças Armadas vão se juntar à Polícia Militar para garantir a segurança da votação e apuração nos 92 municípios do estado do Rio de Janeiro nas eleições do próximo domingo, 2 de outubro.
São cerca de 8 mil militares do Exército, Marinha e Aeronáutica, com apoio de 860 veículos, além de 54 blindados, 8 embarcações e 5 helicópteros.
O Ministério da Defesa atendeu solicitação feita pelo TRE do Rio de Janeiro ao Tribunal Superior Eleitoral para envio das tropas.
Em outras eleições, as Forças Armadas participaram do esquema de segurança apenas em áreas específicas, mas neste ano, pela primeira vez, as tropas federais estarão em todos os locais de votação no estado.
Já a Polícia Militar mobilizará 16 mil agentes, no patrulhamento de vias públicas, locais de votação, escolta das urnas e segurança de prédios que vão abrigar as instituições responsáveis pelo pleito.
Segundo a PM, o planejamento, que começa no sábado e vai até a noite de domingo, prevê policiamento dos 4.844 locais de votação em todos os municípios antes, durante e depois da votação encerrada. Em 85 locais, considerados sensíveis, o transporte das urnas será feito com a utilização dos veículos blindados da Corporação.
Na capital, há, ainda, o reforço da Guarda Municipal, que, no domingo, estará atuando em ações de ordenamento urbano com 730 agentes em 99 locais de votação definidos pelo TRE.
Todo esse esquema de segurança será acompanhado pelo Ministério Público Federal. O objetivo, segundo o procurador da República, Eduardo Benomes, coordenador do Núcleo de Controle Externo da Atividade Policial, é prevenir e coibir eventuais abusos e contratempos por parte do efetivo durante o período eleitoral.
Benomes enfatizou que o MPF quer garantir aos cidadãos o pleno exercício do direito de voto, em cumprimento ao dispositivo constitucional que estabelece a defesa do regime democrático e a ordem pública.
Fonte: Agência Brasil