Faltando quatro jogos para o término da primeira fase do Grupo 4 da Série D do Campeonato Brasileiro, o Santa Cruz tenta engatar uma sequência positiva para retornar ao G4 e avançar ao mata-mata do torneio. Caminho que passa, obrigatoriamente, por uma vitória nesta segunda (27), contra o Atlético/BA, na Arena Cajueiro.
O Santa fez cinco jogos como visitante na Série D até o momento. Foram três empates (0x0 perante Lagarto e CSE e 1×1 diante do Sergipe) e duas derrotas (1×0 Juazeirense e 2×0 ante o Jacuipense). O Tricolor é o atual quinto colocado da chave, com 12 pontos. Pela situação na tabela, depende apenas de si para terminar a rodada na parte de cima da tabela. Matematicamente, estima-se que a pontuação ideal para se classificar nesta etapa é de 21 pontos. O técnico Marcelo Martelotte, porém, prefere não fazer cálculos.
“O grupo é muito equilibrado. Todos estão próximos, com chance de classificação. Isso faz com que uma pontuação que, no início era considerada necessária, talvez se altere. Vamos disputar três pontos fundamentais contra o Atlético/BA e precisamos passar por esse obstáculo”, frisou o treinador.
Gramado como trunfo
Acostumado a sofrer com a má qualidade dos gramados de algumas equipes da Série D, o Santa Cruz terá uma “vantagem” no confronto, já que o jogo não será no Carneirão, em Alagoinhas, mas sim na Arena Cajueiro, em Feira de Santana. Estádio que tem gramado sintético. “Isso pode ser uma vantagem porque não encontramos bons gramados nos jogos em que saímos (do Recife). Pode ser que o jogo tenha mais intensidade. Acho que o campo será um aspecto positivo”, declarou.
Para o confronto, o Santa terá o retorno dos atacantes Rafael Furtado e Matheuzinho. Em contrapartida, o volante Elyeser está fora. Quando ainda defendia o Lagarto, o volante foi penalizado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) com quatro jogos de gancho por agredir um atleta. Ele já cumpriu um e terá que se afastar por mais três, ficando à disposição do Tricolor apenas na rodada final da fase.
No primeiro turno, o Santa Cruz venceu o Atlético/BA de virada, por 3×2, em jogo que marcou, posteriormente, a saída do técnico Leston Júnior. Demissão motivada pelas declarações do profissional sobre problemas estruturais e financeiros do Tricolor – o executivo de futebol da Cobra Coral à época, Marcelo Segurado, também foi embora.
Ficha técnica
Atlético/BA
Fábio; Edson, Bruno, Bemer e Matheus; Lucas, Gilmar e Cesinha; Ronan, Emerson e Diego. Técnico: Zé Carijé
Santa Cruz
Jefferson; Edson Ratinho, Luan Bueno, Alemão e Dudu Mandai; Daniel Pereira, Gilberto e Wescley; Hugo Cabral, Matheuzinho e Raphael Macena. Técnico: Marcelo Martelotte.
Local: Arena Cajueiro (Feira de Santana/BA)
Horário: 20h30
Árbitro: Matheus Delgado Candançan (SP) .Assistentes: Paulo de Tarso Bregalda Gussen e Wesley Silva Santos (ambos da BA)
Transmissão: Instat
Veja também
Futebol FutebolSérie D: Retro vence e encaminha classificação; Afogados é derrotado
Árbitro relata xingamentos de Roberto na súmula e técnico pode ser punido
Fonte: Folha PE