Portuguesa/RJ, Santos, Atlético/GO e Fluminense. Até chegar ao Flamengo, adversário do duelo da volta da final da Copa do Brasil, nesta quarta (19), no Maracanã, foram esses os clubes que o Corinthians enfrentou pelo meio do caminho. Com todos eles, o Timão, mesmo avançando de fase, não conseguiu vencer como visitante. Para ser campeão do mata-mata no tempo normal, isso não pode se repetir. Altos/PI, Atlético/MG, Athletico e São Paulo. Da terceira fase até a semifinal, os cariocas pegaram essas equipes, respectivamente, e em todas as ocasiões que jogaram no Rio, não perderam. Cenário que, se for mantido, pode assegurar o troféu. O passado construiu a trama decisão, com cariocas “pró-retrospecto” e paulistas ansiosos por quebrar a sina, mas é o presente que definirá qual história terminará com o “final feliz”.
No jogo de ida, Corinthians e Flamengo empataram em 0x0, na Neo Química Arena. Os paulistas saíram reclamando de um pênalti não marcado, em bola que bateu no braço de Léo Pereira. O árbitro Bráulio da Silva Machado não marcou a infração, tampouco foi chamado pelo VAR. Para o encontro da volta, o homem do apito será Wilton Pereira Sampaio. O árbitro de vídeo será Pablo Ramon Goncalves Pinheiro, ambos da Fifa. Um novo resultado de igualdade levará a decisão para as penalidades. Quem ganhar fica com a taça.
Escalações
Com o volante João Gomes suspenso pelo terceiro cartão amarelo, Vidal será o substituto e única novidade na escalação do Flamengo. No Corinthians, a tendência é que a base do jogo passado seja mantida. As equipes também se enfrentaram em outro mata-mata no ano, nas quartas de final da Libertadores da América. Os cariocas ganharam os dois jogos (2×0 em São Paulo e 1×0 no Rio de Janeiro).
Histórico
Flamengo e Corinthians são tricampeões da Copa do Brasil. Os cariocas ganharam em 1990, 2006 e 2013, contra Goiás, Vasco e Athlético, respectivamente. Os paulistas venceram em 1995, perante Grêmio, 2002, diante do Brasiliense, e 2009, ante o Internacional. O ganhador desta noite chegará ao tetracampeonato, igualando a marca do Palmeiras e ficando atrás apenas de Grêmio, penta, e Cruzeiro, hexa.
Ficha técnica
Flamengo
Santos; Rodinei, David Luiz, Léo Pereira e Filipe Luís; Thiago Maia, Vidal, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Pedro e Gabriel. Técnico: Dorival Júnior.
Corinthians
Cássio; Fagner, Gil, Balbuena e Fábio Santos; Du Queiroz, Fausto Vera e Renato Augusto; Adson (Gustavo Mosquito), Yuri Alberto e Róger Guedes. Técnico: Vitor Pereira.
Local: Maracanã (Rio de Janeiro/RJ)
Horário: 21h45
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa-GO). Assistentes: Bruno Raphael Pires (FIFA) e Bruno Boschilia (FIFA)
VAR: Pablo Ramon Goncalves Pinheiro (VAR-FIFA)
Transmissão: Globo, SporTV e Amazon Prime Vídeo
Veja também
Sport FutebolSuperior Tribunal de Justiça Desportiva interdita Ilha do Retiro, e Sport terá que jogar sem público
Náutico x Grêmio pode ser transferido para Arruda ou Arena de PE
Fonte: Folha PE