fiscais-do-procon-recife-autuam-supermercado-por-vender-produto-vencido

Fiscais do Procon Recife autuam supermercado por vender produto vencido

Equipes do Procon identificaram estabelecimento na Imbiribeira comercializando presunto e pernil suíno fora da validade. Orientação é observar o prazo de validade do produto e denunciar aos órgãos de defesa do consumidor para que seja apurada a eventual prática infrativa (Foto: Divulgação/Procon)

O Procon Recife fiscalizou cinco supermercados, nesta quinta-feira (23), nas zonas sul e oeste da cidade, para verificar o cumprimento a normas das relações de consumo. Foi observado que um estabelecimento, localizado no bairro da Imbiribeira, cometia infração ao vender produtos – presunto e pernil suíno – fora da validade, descumprindo o artigo 7º da Lei 8.137/90 e o artigo 18, parágrafo 6º, do Código de Defesa do Consumidor (CDC). Os alimentos foram imediatamente retirados de comercialização e a loja foi autuada.

A orientação do Procon Recife é que os consumidores observem se o prazo de validade do produto está exposto de maneira clara e legível e se está dentro do prazo de validade indicado no rótulo. Em caso de descumprimento dessas normas, a população deve denunciar aos órgãos de defesa do consumidor para que seja apurada a eventual prática infrativa.

Quando é constatado que o produto está fora da validade, imediatamente a retirada da comercialização deve ser realizada com o auxílio dos fiscais do Procon Recife. Além disso, o estabelecimento poderá ser punido administrativamente com multa e outras penalidades previstas no artigo 56 do Código de Defesa do Consumidor. O estabelecimento visitado hoje terá um prazo de 20 dias para apresentar sua defesa.

O consumidor que se sentir lesado deve acionar o Procon Recife pelo Whatsapp (81) 3355 3286 ou pelo site  procon.recife.pe.gov.br. Outro alternativa é realizar denúncias no email denunciaproconrecife@recife.pe.gov.br. Atualmente, o Procon Recife atende presencialmente em sua sede, na Rua Carlos Porto Carreiro, 156, na Boa Vista, e ainda nos Compaz Dom Helder Câmara (Coque), Ariano Suassuna (Cordeiro) e Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha).

About Redação

Veja também

Rosana Melo consolida sua trajetória como um dos principais nomes do mercado imobiliário recifense em 2025

Com mais de 25 anos de atuação, a corretora Rosana Melo @rosanamelocorretora se destaca como …