Entre os próximos dias 16 e 25 de setembro, o Recife Antigo vai virar palco para os vários ritmos que se encontram na cidade, cuja diversidade e vocação musical são reconhecidas e chanceladas até pela Unesco. Com realização da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, o Festival Recife Cidade da Música contará com atrações do quilate de Alceu Valença, Mombojó, Cordel do Fogo Encantado, Silvério, Ave Sangria, Gerlane Lops, Almério, Siba, MC Tocha, Os Neiffs, Michelle Melo, Spok, Almir Rouche, Devotos e Faces do Subúrbio, entre muitos outros. As programações são gratuitas e abertas ao público, se estendendo pelos próximos dois finais de semana e totalizando oito dias de celebração e comunhão musical.
O Festival será mais um convite do poder público municipal para o Recife celebrar e confirmar o título de Cidade Criativa na Música, conferido pela Unesco à capital pernambucana, há exatos dez meses. A partir do título, o Recife passou a integrar a Rede de Cidades Criativas, formada por 295 cidades em 90 países, com o objetivo de favorecer a cooperação e o fortalecimento da criatividade como fator estratégico de desenvolvimento sustentável, nos aspectos econômico, social, cultural ou ambiental.
E como festa de rua é conceito sempre caprichado na capital do maior e mais democrático Carnaval do mundo, o Festival irá se desdobrar em dois palcos. O Festival começa na Praça do Arsenal, já nesta sexta (16), com uma intensa e estrelada programação de shows, oferecidos pela Prefeitura do Recife. Entre os próximos dias 21 e 25, mais quatro programações tradicionais da cidade, realizadas com o apoio do poder público municipal, integrarão as atividades do Festival, reencontrando seus públicos cativos na Rua da Moeda: Pré no Reggae, PréAmp, Cena Peixinhos e Hip Hop.
Na Praça do Arsenal, o Festival Recife Cidade da Música já estreia com programação inspirada, neste fim de semana. De sexta (16) a domingo (18), irão se apresentar 15 atrações, mais oito agremiações e brincantes da cultura popular, contemplando diferentes cenas musicais da cidade de tantos ritmos e tradições. Lucas dos Prazeres abre a primeira noite de shows, a partir das 19h da sexta, inaugurando o palco com o axé e a força de sua música ancestral. A festa segue com Mombojó, Cascabulho e Cordel do Fogo Encantado, para encerrar o primeiro dia de Festival com música e poesia.
No sábado (17) e no domingo, a programação começa no chão, com cortejo de agremiações da cultura popular, a partir das 15h, reunindo orquestras e passistas, afoxé e maracatu, entre eles os patrimônios vivos do Recife Zenaide Bezerra, Pierrot de São José e o Maracatu Almirante do Forte. O desfile sairá da Rio Branco, na altura do Banco do Brasil, com destino ao Arsenal, passando pela Rua do Bom Jesus.
A partir das 16h do sábado, mais seis atrações irão se apresentar no palco, para embalar a celebração à música que ecoa do Recife para o mundo. Começando com a “instiga” de sotaque nordestino da banda Fim de Feira, a festa segue animada com o som plural de Erica Natuza; a música, a palavra e as raízes populares de Silvério Pessoa; todo sentido, potência e bossa de Larissa Lisboa; o encontro de milhões de inspirações e talentos da Orquestra Malassombro; até desaguar na eterna psicodelia recifense da Ave Sangria.
O domingo (18) será do samba e ninguém tasca – nem fica parado. A partir das 16h, cuícas e pandeiros embalarão a festa da música recifense na Praça do Arsenal, sob o comando dos bambas da Gigante do Samba, além de Belo Xis e Wellington do Pandeiro, Karynna Spinelli, Gabi do Carmo e Gerlane Lops.
A festa continua entre os próximos dias 21 e 25, na Rua da Moeda e na mesma Praça do Arsenal, animada por mais dezenas de atrações, com direito a brega, forró, além, claro, de muito frevo, patrimônio a ser sempre celebrado em sua geografia nativa.
Na quarta (21), o Festival Recife Cidade da Música retoma as atividades, na Rua da Moeda, com as atrações do Festival Cena Peixinhos. Na quinta (22), o Hip Hop pede passagem na Moeda. Enquanto na Praça do Arsenal, a noite será de grandes nomes: Isaar, Forró na Caixa, Almério, Siba e Alceu Valença, conjugando em todos os tempos os sucessos da música pernambucana.
PréAmp (dias 23 e 24) e Pré no Reggae (dia 25) garantem a festa do fim de semana na Moeda. No Arsenal, a sexta será das multidões do brega, com apresentações de Lekinho Campos, Os Neiffs, Bateu a Química e MC Tocha. No sábado, o frevo espalha seus acordes ancestrais, com shows de Nena Queiroga, Maestro Forró, André Rio, Spok e Almir Rouche. A noite contará ainda com a participação especialmente brega de Michelle Melo.
No domingo, punks e metaleiros se encontrarão com mangueboys e manguegirls na Praça do Arsenal para conferir as apresentações de Daruê Malungo, Combo X, Devotos e Faces do Subúrbio.
O Festival Recife Cidade da Música é uma ativação do Plano Recife AMA Carnaval, reunindo várias das atrações contempladas pelo auxílio, pago pela Prefeitura do Recife, a partir do último mês de março, após a necessidade de cancelamento do Carnaval de 2022, o segundo festejo de Momo inviabilizado pela pandemia.
FESTIVAL RECIFE CIDADE DA MÚSICA
16, 17 e 18, 21, 22, 23, 24 e 25 de setembro
Na Praça do Arsenal
SEXTA-FEIRA (16)
Praça do Arsenal
19h – Lucas dos Prazeres
20h20 – Mombojó
21h40 – Cascabulho
23h – Cordel do Fogo Encantado
SÁBADO (17)
15h – Cortejo de agremiações da cultura popular. Saída da Rio Branco, na altura do Banco do Brasil, com destino ao Arsenal, passando pela Rua do Bom Jesus
Praça do Arsenal
16h – Fim de Feira
17h20 – Erica Natuza
18h40 – Silvério Pessoa
20h – Larissa Lisboa
21h20 – Orquestra Malassombro
22h40 – Ave Sangria
DOMINGO (18)
15h – Cortejo de agremiações da cultura popular. Saída da Rio Branco, na altura do Banco do Brasil, com destino ao Arsenal, passando pela Rua do Bom Jesus
Praça do Arsenal
16h – Gigante do Samba
17h20 – Belo Xis/Wellington do Pandeiro
18h40 – Karynna Spinelli
20h – Gabi do Carmo
21h20 – Gerlane Lops
QUARTA-FEIRA (21)
Moeda
Cena Peixinhos
QUINTA-FEIRA (22)
Praça do Arsenal
18h – Isaar
19h – Forró na Caixa
20h20 – Almério
21h40 – Siba
23h – Alceu Valença
Moeda
Hip Hop
SEXTA-FEIRA (23)
Praça do Arsenal
19h – Lekinho Campos
20h20 – Os Neiffs
21h40 – Bateu a Química
23h – MC Tocha
Moeda
PréAmp
SÁBADO (24)
15h – Cortejo de agremiações da cultura popular. Saída da Rio Branco, na altura do Banco do Brasil, com destino ao Arsenal, passando pela Rua do Bom Jesus
Praça do Arsenal
16h – Nena Queiroga
17h20 – Maestro Forró
18h40 – André Rio
20h – Michelle Melo
21h20 – Spok
22h40 – Almir Rouche
Moeda
PréAmp
DOMINGO (25)
15h – Cortejo de agremiações da cultura popular. Saída da Rio Branco, na altura do Banco do Brasil, com destino ao Arsenal, passando pela Rua do Bom Jesus
Praça do Arsenal
16h – Bloco Afro Daruê Malungo
17h20 – Combo X
18h40 – Devotos
20h – Faces do Subúrbio
Moeda
Pré no Reggae