Amanhã (12), a 14ª edição da tradicional Exposição da Culinária Afro-Brasileira levará a fartura dos terreiros de candomblé para dentro do principal polo de São João, com degustação gratuita de pratos, acompanhada por cânticos, danças e celebrações da tradição afro-brasileira (Foto: Andréa Rêgo Barros/Arquivo PCR)
Nesta terça-feira (12), a programação do São João do Recife festeja Xangô, orixá da justiça e do fogo, na 14ª edição da tradicional Exposição da Culinária Afro-Brasileira, saborosa celebração à religião e à gastronomia de matriz africana.
Tendo como tema para este ano, “SOU DE SÀNGÓ, EU TAMBÉM REZO” a exposição confirma o sincretismo religioso que pauta os ciclos festivos do Nordeste, onde se reza e se brinca para São João e para o Rei dos Yorubás numa festa só.
A programação, que terá início às 18h30, no palco principal do Sítio Trindade, trará cânticos, danças e celebrações do povo de terreiro, seguida da distribuição e degustação de mais de 7 mil porções da gastronomia tradicional do São João e de Terreiro.
De um lado, os pratos do cotidiano junino, como canjica, pé de moleque, bolo de milho. Do outro, várias iguarias e preparos feitos com quiabo, milho, peixe, castanha, amendoim, farinha, regados ao camarão, cebola e pimenta a gosto.
No banquete oferecido gratuitamente ao público, serão servidos o gbègìrì e o amalá, comidas prediletas de Xangô, considerado o rei dos reis.
Além de ÈṢÙ, ṢÀNGÓ e suas principais esposas, ỌBÀ Ọ̀ṢÙN e ỌYA, a mostra desse ano, ainda de luta contra a covid, celebrará também a divindade Obalúaiyé, orixá da saúde.
A mostra, que integra o ciclo junino 2022 da Prefeitura do Recife, tem produção e execução do Terreiro Ilé Àse Egbé Awo, sob responsabilidade de Mãe Elza de Yemojá.
18h30 – Apresentação Cultural
19h – Abertura do ÀJÒDÚN (Cânticos ao ÒRÌSÀ ÈSÙ)
19h30 – Início da Degustação e continuação do ÀJÒDÚN (cânticos aos Òrìsà, Vodun, Nkise)
21h30 – Cânticos para SÀNGÓ, HEVIOSO e NZAZI (Roda para o REI – Fogueira)
22h – Homenagens e entrega do prêmio ÌYÁBÀSÉ 2022 (Cozinheira do Àse)
23h – Encerramento do Sirè(Seguimento de Cânticos e Rezas).
Serviço
14ª Exposição Culinária Afro-Brasileira no Ciclo Junino
Quando: 12 de julho
Onde: Sítio Trindade
Horário: 18h30
Entrada franca