fernando-de-noronha:-mppe-recomenda-que-administracao-da-ilha-disponibilize-formulario-pedido-de-acesso-a-informacao

Fernando de Noronha: MPPE recomenda que administração da ilha disponibilize formulário Pedido de Acesso à Informação

  • Início


     

  • Comunicação


     

  • Notícias


     


  • Fernando de Noronha: MPPE recomenda que administração da ilha disponibilize formulário Pedido de Acesso à Informação

Destaques do MPPE

Detalhes
Categoria: Notícias




Acessos: 5

03/10/2022 – Em defesa da transparência nos órgãos públicos, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), através da Promotoria de Justiça de Fernando de Noronha, recomendou à Administração do Distrito Estadual que disponibilize, de forma eletrônica e física, o formulário específico para que qualquer pessoa, natural ou jurídica, possa solicitar Pedido de Acesso à Informação (PAI).  

Segundo o promotor de Justiça Ivo Pereira de Lima, o PAI deve ser apresentado em formulário padrão disponibilizado no site da administração da ilha, mas ele pode ser recebido por órgãos e entidades por qualquer outro meio legítimo, como contato telefônico, correspondência eletrônica ou física, desde que atendidos os requisitos necessários. 

O PAI deve conter, no mínimo, nome do requerente; número de documento de identificação válido; especificação, de forma clara e precisa, da informação requerida; endereço eletrônico do requerente (e-mail), para recebimento de comunicações ou da informação requerida; e campo específico, de uso exclusivo de órgão ou entidade abrangidos pela LAI, que contenha o nome e cargo da autoridade administrativa e o teor da decisão.  

O órgão ou entidade deverá, caso tenha conhecimento, indicar o local onde se encontram armazenadas as informações a partir das quais o requerente poderá realizar a interpretação, consolidação ou tratamento de dados. 

Ivo Pereira de Lima lembrou na recomendação o art. 5º, inciso XXXIII, da Constituição Federal, que diz: “todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que serão prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado”.

Imagem acessível: fotografia com paisagem de Fernando de Noronha, mostrando mar, vegetação e morros à beira-mar

Destaques Notícias



Veja todas as Notícias

About Redação

Veja também

Liderança do Governo Mano na Câmara definida: Adiel Agostinho e Neco Filho são oficializados por Mano Medeiros em Jaboatão.

Na primeira sexta-feira do ano, 3 de janeiro, o prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Mano …