O presidente Lula participa nesta terça-feira (24) da Sétima Cúpula de Chefas e Chefes de Estado da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos, a Celac. O Brasil voltou ao grupo após três anos afastado. O evento acontece em Buenos Aires, capital da Argentina.
Na abertura, o presidente da Argentina, Alberto Fernández, que está na Presidência temporária do grupo, disse que a volta do Brasil torna a Celac completa e mencionou avanços com as reuniões bilaterais realizadas nesta segunda-feira (23) entre os dois países.
O presidente argentino reclamou de bloqueios econômicos contra Cuba e Venezuela e defendeu a democracia, que estaria ameaçada por grupos de ultradireita. A fala de Fernández tem tradução simultânea.
À tarde, o presidente Lula tem reuniões com o Diretor-Geral da ONU para Alimentação e Agricultura, com o presidente do Conselho Europeu, com a Primeira-Ministra de Barbados e com o presidente de Cuba.
A Celac é integrada por todos os 33 países da região latino-americana e caribenha. Ela foi criada em 2010 para promover o diálogo e a cooperação regional em temas como desenvolvimento, saúde, alimentação, energia e outros.
O governo de Jair Bolsonaro decidiu sair da Celac em 2020, com a justificativa de que a comunidade não gerava benefícios.
Fonte: Agência Brasil