exposicao-em-realidade-aumentada-“expo-colorindo”-chega-ao-patio-de-sao-pedro-apos-projecao-em-nantes,-franca

Exposição em Realidade Aumentada “EXPO Colorindo” chega ao Pátio de São Pedro após projeção em Nantes, França

A mostra, aberta de 25 de abril a 31 de maio, inaugura a primeira exposição de arte em realidade aumentada em um espaço público no Recife. A iniciativa é fruto de um acordo internacional de cooperação mútua entre as cidades do Recife e Nantes. (Foto: Divulgação)

Nesta quinta-feira (25), a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Inovação Urbana, inaugura a exposição “EXPO Colorindo – Arte Urbana e Conexões Territoriais em Realidade Aumentada” no histórico Pátio de São Pedro. A abertura terá início às 18h e contará com apresentações do Som da Rural, Batalha da Escadaria e Okado do Canal. 

A mostra representa a primeira exposição de arte em realidade aumentada realizada em espaço público no Recife e é fruto de uma cooperação internacional entre a capital pernambucana e a cidade de Nantes, na França. Até 31 de maio, recifenses e turistas terão a oportunidade de explorar e apreciar cerca de 70 obras autorais de grafiteiros e grafiteiras locais ao som de “Pretos no Topo,” da banda recifense Barbarize, por meio de uma plataforma de realidade aumentada.

Cada obra é acompanhada de um texto descritivo com a biografia dos artistas nos idiomas português, francês e inglês, proporcionando uma experiência inclusiva e acessível a um público diversificado. Para acessar a exposição, os visitantes precisam baixar o aplicativo FANarZONE em seus smartphones, pesquisar “Colorindo o Recife”, tocar em play e apontar a câmera do celular para visualizar a exposição georreferenciada no Pátio de São Pedro.

Como parte da “EXPO Colorindo – Arte Urbana e Conexões Territoriais em Realidade Aumentada”, o Programa Colorindo o Recife oferecerá uma oficina de graffiti para jovens a partir de 15 anos. A oficina será realizada no Núcleo da Cultura Afro-Brasileira, no Pátio de São Pedro, e ministrada por Adelson Boris nos dias 25 e 26 de abril de 2024. As aulas ocorrerão das 10h às 17h na quinta-feira e das 9h às 16h na sexta-feira, com módulos teóricos e práticos, culminando na pintura coletiva de um mural com temática afro. As inscrições podem ser feitas pelo link: bit.ly/oficinaexpocolorindo.

Durante todo o mês de fevereiro, a “EXPO Colorindo – Arte Urbana e Conexões Territoriais em Realidade Aumentada” foi exibida no Boulevard Vincent Gâche, em Nantes, França, como parte da parceria entre as duas cidades. No Recife, a exposição integra uma série de intervenções urbanas do V.U.C.O. – Viver o Urbano Caminhando e Ocupando, projeto que busca resgatar o Centro do Recife e fazer com que as pessoas voltem a viver o coração da cidade. 

A exposição em realidade aumentada é uma parceria entre o Gabinete da Vice-Prefeita e a Secretaria Executiva de Inovação Urbana, com a cidade de Nantes, a Secretaria de Cultura, a Fundação de Cultura Cidade do Recife, o Programa Recentro, a Secretaria de Ciência e Tecnologia, a ARIES, o Instituto Pelópidas da Silveira, a Emlurb, o Porto Digital, a Unicap, a Tintas Coral e a Cimento Forte.

COLORINDO O RECIFE – A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Inovação Urbana, realiza o programa Colorindo o Recife, com intuito de promover a requalificação dos espaços urbanos da cidade através do graffiti e valorizar os artistas locais que já vem utilizando a arte como instrumento de transformação social. O objetivo é tornar o Recife a maior galeria de arte urbana a céu do mundo com o protagonismo dos artistas, principalmente na construção, no aprimoramento e nas decisões da política pública de arte urbana da cidade de forma coletiva.

SERVIÇO:

EXPO Colorindo – Arte Urbana e Conexões Territoriais em Realidade Aumentada

Período: De 25 de abril a 31 de maio

Inauguração: No dia 25 de abril, às 18h, com apresentação do Som na Rural, Batalha da Escadaria e Okado do Canal

Local: Pátio de São Pedro, localizado no bairro de São José, em Recife/PE.

About Redação

Veja também

prefeitura-do-recife-avanca-com-obra-de-contencao-de-encosta-na-cohab

Prefeitura do Recife avança com obra de contenção de encosta na Cohab

A Prefeitura do Recife está realizando mais uma obra de contenção de encosta no bairro …