Gerente de avaliação da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco, Dionísio Júnior, explica o que difere o exame de suplência da modalidade de ensino ofertada na rede estadual de ensino.
Turma de EJA durante aula realizada antes da pandemia — Foto: Prefeitura Municipal de Jacareí
Pernambuco abriu, na quarta-feira (4), as inscrições para o Exame Supletivo 2022. Ainda que se tratem de processos distintos, há quem confunda essa prova com a modalidade de Educação para Jovens e Adultos (EJA).
O exame supletivo não é um curso, e sim uma prova recomendada para aquelas pessoas que não conseguiram concluir a etapa de ensino na idade prevista. O gerente de avaliação da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco, Dionísio Júnior, explicou as principais diferenças com a EJA (veja vídeo abaixo).
Governo de Pernambuco abre inscrições para exames supletivos
“O próprio exame supletivo está dentro da EJA, dentro da Educação de Jovens e Adultos. Normalmente, as secretarias e as escolas de Pernambuco ofertam matrículas da EJA, onde o estudante vai frequentar normalmente. O exame de suplência não. Ele é um dia de prova para que ele [estudante] possa estar demonstrando a sua proficiência e receba esse certificado de conclusão”, disse.
Na rede estadual de ensino, o ensino fundamental da EJA se organiza em oito módulos semestrais, com duração total de quatro anos. Já o ensino médio da EJA tem duração de 18 meses, e é dividido em três módulos, sendo um por semestre.
Com relação às provas do Exame Supletivo 2022, elas acontecem no dia 6 de novembro, para candidatos em geral, e em 7 de novembro, para candidatos privados de liberdade nas unidades prisionais e para adolescentes infratores.
LEIA TAMBÉM
Podem se inscrever na internet os candidatos que tenham 15 anos completos, para provas do ensino fundamental, e 18 anos completos, para provas do ensino médio, até a data do exame.
VÍDEOS: Mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!