Vereador Marlus Costa durante sessão na Câmara. Foto: Divulgação
“Em esclarecimento à questão do surgimento de mancha escura e com odor de esgoto em trecho da praia de Candeias, a Compesa reitera que não faz lançamento inadequado de efluentes. Nas áreas onde a Companhia opera rede coletora, os esgotos são coletados e direcionados para uma unidade de tratamento. Em março de 2021, a Compesa entregou à população dos bairros de Candeias e Piedade a primeira etapa da obra do sistema de esgotamento sanitário por meio do Programa Cidade Saneada, em parceria com a BRK Ambiental, para o atendimento de 75 mil pessoas. O investimento foi de R$ 85 milhões.
Portanto, parte da área citada pela reportagem já é contemplada com sistema de esgoto e os clientes que fizeram a correta conexão à rede pública estão usufruindo dos serviços de tratamento do esgoto doméstico. Entretanto, boa parte dos imóveis ainda não está conectado, e, por isso, a Compesa reforça a necessidade da ligação à rede, de forma a garantir a destinação apropriada.
Vale salientar que não compete à Compesa essa fiscalização e identificação de ligações clandestinas de esgoto na rede de galeria de águas pluviais. Conforme informado na nota da prefeitura municipal, 81 condomínios já foram notificados sobre a irregularidade, sendo estabelecido um prazo de 60 dias para as providências.
A Compesa adianta que vem realizando um grande esforço para ampliar a cobertura de esgoto na RMR, estando inclusive, no momento, já executando a segunda etapa da obra para os bairros de Candeias, Piedade e Barra de Jangada. Para essa etapa, serão aplicados mais R$ 205 milhões, cuja previsão para conclusão das obras é 2023, quando serão beneficiados mais 190 mil moradores.”
03/03/2022 às 20:41 – Por Andros Silva
Check Also
Pense numa mulher desconfiada!
Pré-candidata ao Governo do Estado pelo PSDB, Raquel Lyra, prefeita de Caruaru, ao se reunir …