escolas-municipais-de-olinda-recebem-orientacoes-sobre-trabalho-infantil

Escolas Municipais de Olinda recebem orientações sobre trabalho infantil

Diversas atividades foram realizadas ao longo deste mês com crianças e adolescentes

Publicado por: Redação da Secom, em: 09/06/23 às 16:56

O Dia Nacional e Mundial de Combate ao Trabalho Infantil é celebrado na próxima segunda-feira, 12 de junho. No entanto, em Olinda, o tema tem sido debatido há algumas semanas. Cinco escolas municipais receberam diversas atividades sobre o assunto.

Em parceria com o Ministério Público do Trabalho em Pernambuco, a Prefeitura de Olinda, através do Núcleo de Acolhimento Psicossocial e Pedagógico, abordou o assunto nas seguintes escolas municipais: Manoel Borba (Sítio Novo), Allan Kardec (Salgadinho), Criança Feliz (Bultrins), Santa Tereza e Ageu Magalhães (Vila Popular).

Gestores e professores da rede municipal de ensino receberam conhecimento sobre o tema, pelo MPT-PE, e repassaram para os alunos. De maneira lúdica, as crianças e adolescentes abordaram o tema com debates, pesquisa, apresentações, criação de músicas, entre outros, com o objetivo de dizer “não” para o trabalho infantil. Veja o que disse Fabiana Leal, coordenadora do Núcleo de Acolhimento Psicossocial e Pedagógico, sobre a ação.

“De acordo com o papel social que a escola exerce na vida de crianças e adolescentes, perpassando a um contexto mais global de responsabilidade com a sociedade e de formação cidadã, faz-se necessário ações para o enfrentamento do trabalho infantil com intuito de assegurar os direitos das crianças e adolescentes. Entretanto, inúmeros acontecimentos, que convergem com a falta ausência de conhecimento e orientação no que tange a violação de direitos, esse protagonismo não são executados em sua totalidade e potencialidade”.

“Dessa forma, são iniciativas como o projeto MPT na Escola, do Ministério Publico do Trabalho (MPT), que procuram articular, apoiar e fortalecer parcerias com a comunidade escolar para que tanto educadores e ate mesmo familiares dos estudantes abracem essa causa”.

“Entendendo a relevância desse projeto, a Secretaria de Educação de Olinda, através do Núcleo de Acolhimento Psicossocial e Pedagógico – NAPP foi até algumas de suas escolas com intuito de sensibilizar e capacitar seus professores não só para detectar e entrevir em situações de trabalho infantil, mas também, conscientizar a comunidade escolar de que as crianças e adolescentes são sujeito de direitos e que seu devido lugar é na escola. Dessa forma, visa prioritariamente, a promoção de direitos e o empedramento dos estudantes”.

“Vale salientar, que o alcance do mesmo, não se resume aos docentes, já que é uma articulação com as secretarias de educação mais o MPT para inserção da temática de direitos das crianças e adolescentes a sua demanda pedagógica”.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal de Olinda









About Redação

Veja também

Jaboatão aprova lei que proíbe condenados por feminicídio de ocupar cargos públicos

Projeto do vereador Marcelo Adriano, elaborado em parceria com a OAB Jaboatão, reforça combate à …