Alunos do ensino fundamental II, com idades entre 9 e 14 anos, serão contemplados com a ação de atualização da caderneta
Publicado por: Marcílio Albuquerque, em: 01/04/23 às 10:02
Em Olinda, nesta segunda-feira (03.04), a escola da rede municipal Gregório Bezerra, situada na rua Santana, s/n, Jardim Atlântico, será contemplada com o Dia “M” da vacinação contra HPV, destinada aos adolescentes de 9 a 14 anos. Denominada de Vacinação Permanente, a atividade de atualização de caderneta da vacina HPV será realizada toda última sexta-feira de cada mês, em uma unidade de ensino fundamental I/II do município, pré-estabelecida.
A medida é fruto de uma reunião do Grupo de Trabalho da Saúde, promovida pela Superintendência de Imunização Estadual, que envolve as gerências regionais de Educação e Secretarias Municipais. O objetivo da ação propõe aos municípios que mensalmente contemplem uma escola da rede de ensino com a vacinação HPV.
A vacina HPV é distribuída, gratuitamente, pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e é do tipo quadrivalente, que protege contra quatro tipos de HPV (6, 11, 16 e 18), abrangendo os dois principais tipos responsáveis por câncer de colo do útero e aqueles responsáveis pelas verrugas genitais.
Destaca-se, por se tratar de uma vacina destinada aos adolescentes, a unidade de saúde ou escolar, emite previamente documento de autorização destinado aos pais ou responsáveis para autorizarem a vacinação.
A Secretaria de Saúde de Olinda, por meio do Programa Nacional de Imunização do município, orienta aos adolescentes apresentarem no Dia M a caderneta de vacinação para atualização.
A Secretaria acrescenta ainda, que a vacina HPV está disponível em toda rede de Atenção Básica e Policlínicas de Olinda, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h as 17h.