A sexta-feira foi dia de reunião dos grupos técnicos da equipe de transição. Eles vão produzir dois grandes relatórios. O primeiro, que deve ser entregue até o dia 30 deste mês, precisa fazer um diagnóstico da situação atual de cada área do governo. O segundo documento tem de ser apresentado até 11 de dezembro, com propostas de medidas emergenciais, que devem ser adotadas nos primeiros 100 dias do novo governo.
O senador e ex-ministro da Saúde Humberto Costa faz parte do grupo técnico da Saúde. Ele disse que a equipe já enviou ao atual governo alguns questionamentos sobre áreas prioritárias.
Na área de Comunicação, o foco está na revogação de algumas medidas. O ex-ministro das Comunicações Paulo Bernardo integra esse grupo de trabalho e anunciou que eles vão recomendar que o presidente eleito Lula desista de privatizar os Correios. A equipe técnica também vai sugerir a revogação das mudanças feitas na EBC, Empresa Brasil de Comunicação. A ideia é voltar a separar as áreas pública e estatal da empresa.
O grupo técnico da Comunicação também deve sugerir que o novo governo discuta a tributação das grandes empresas de tecnologia, a exemplo do que já ocorre em países europeus.
Fonte: Agência Brasil