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Empresa vencedora da PPP da iluminação pública discute próximos passos com a Prefeitura de Olinda

Consórcio Brilha Olinda, das empresas Ilumitech e Stylux, firmou contrato em julho

Publicado por: Pedro Paulo Catonho, em: 14/09/23 às 16:58

A Parceria Público-Privada (PPP) entre a Prefeitura e o Consórcio Brilha Olinda foi tema de reunião nesta quinta-feira (14), no gabinete do órgão municipal. A empresa, responsável pela Ilumitech e Stylux, arrematou o contrato em julho para serviços de iluminação na cidade. No encontro cortesia, houve a publicação da homologação do resultado e o debate sobre os próximos passos do trabalho.

O prefeito da cidade, Professor Lupércio, acompanhado da secretária da Fazenda e Planejamento, Mirella Almeida, recebeu o presidente do Consórcio Brilha Olinda, Diego Rodrigues, e o diretor Lourenço Cunha. O trabalho em conjunto, que vai mudar todo o parque de iluminação do município, é uma conquista esperada há três anos, quando a Prefeitura recebeu habilitação da Caixa Econômica Federal, via Fundo de Apoio à Estruturação e Desenvolvimento de Projetos de Concessão e Parcerias Público-Privadas (FEP).

“Estamos engajados. Quanto mais rápido, melhor para a gente. Vamos fazer acontecer. Estamos preparando o planejamento, organizando qual bairro começar e agora é correr na questão da documentação, de burocracia”, disse Diego.

A estimativa é que a cidade receba o trabalho 100% em um ano, nos 32 bairros. Inicialmente, serão 15 equipes trabalhando nas ruas de Olinda, com 12 na execução e três na manutenção, casos de trocas de lâmpadas (serão feitas por LED). O prefeito Lupércio deu as boas vindas à empresa.

“Vamos estar acompanhando de perto. A iluminação valoriza, dá autoestima e traz segurança para a população. Estamos ansiosos e confiantes nesse trabalho. É uma empresa séria e esperamos qualidade para levar o bem-estar para a população”, disse Lupércio.

A oferta vencedora prevê investimentos superiores a R$ 69 milhões. O leilão foi vencido pelo consórcio Brilha Olinda, que ofereceu o menor valor de contraprestação mensal máxima (R$ 334.687,20), o que representa um deságio de 53,59%.

A concessão, que tem prazo de 13 anos, prevê a modernização, eficientização, expansão, operação e manutenção da infraestrutura da rede municipal de iluminação pública, com troca de luminárias por tecnologia LED em mais de 26 mil pontos. Ela também prevê a instalação de iluminação pública especial em 27 dos principais monumentos e marcos da cidade – como a Biblioteca Pública de Olinda, Catedral da Sé e o Palácio dos Governadores, o que valoriza não só o patrimônio histórico e cultural, como também fomenta a atividade turística na região.

O projeto foi desenvolvido com assessoria técnica da Caixa e apoio financeiro do Fundo de Apoio a Concessões e Parcerias (FEP Caixa), com coordenação da Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos da Casa Civil e do Ministério das Cidades. Os estudos ainda contaram com o apoio técnico e financeiro da International Finance Corporation (IFC) e Global Infrastructure Facility, vinculados ao Grupo Banco Mundial.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal de Olinda

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