Iniciativa visa conscientizar os moradores sobre a importância da destinação correta do lixo e garante emprego a selecionados da comunidade
A consultoria também irá fortalecer a organização dos catadores da região Metropolitana do Recife e Jaboatão bem como consolidar a comercialização. Inclui ações na busca de envolver catadores não organizados e pessoas em situação de miséria na perspectiva do trabalho coletivo com base nos princípios da economia solidária e do cooperativismo. A “CleanTech” Sustentável, visa otimizar a logística de coleta, compartilhar equipamentos e veículos e realizar a comercialização conjunta dos materiais coletados pelas cooperativas e também agregar catadores avulsos, comprando seu material a preço justo.
O trabalho, que será desenvolvido em 60 meses, financiados por empresas privadas através de uma parceria , tem como objetivo mobilizar a população através da campanha “Lixo é no Lixo Certo!”, informando como deve ser feita a coleta seletiva e a reciclagem. Cerca de 800 domicílios das comunidade selecionadas serão visitados por uma “brigada ambiental”, constituída por jovens moradores selecionados de cada comunidade por um processo seletivo. A mobilização acontece para modificar a paisagem de principais pontos de confinamento inadequado de despejos, localizados nas comunidades.
As ruas das comunidades estão quase sempre com lixo, especialmente garrafas e sacolas plásticas. Muito das vezes esse material é responsável pelo entupimento das galerias de esgoto, causando alagamento e favorecendo surgimento de problemas de saúde. Também serão incentivadas as famílias das comunidades a adotarem a separação dos resíduos sólidos, destinando o material aos catadores selecionados da comunidade.
As primeiras comunidades escolhidas serão às de Nova Divinéa, Carolinas, Buenos Aires e Linha do Tiro
Os interessados em participar do projeto poderão se cadastrar no link abaixo para concorrer a vaga de trabalho junto às cooperativas. As vagas estão disponíveis para moradores da comunidade com idade de 18 a 60 anos.
Cadastre-se aqui
Você precisa fazer login para comentar.