Em articulação com o “Movimento Eu Sou Catador”, EuReciclo, Neoenergia, ReverseOn e Consórcio Recife Ambiental, a autarquia vai proporcionar o envolvimento de catadores e cooperativas da cidade na coleta de material reciclável no Rec’n’Play
A Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) estará presente e atuante durante a programação do Rec’n’play deste ano. Em articulação com o “Movimento Eu Sou catador”, de Tião Santos, a Emlurb vai participar do evento envolvendo cooperativas de catadores formais da cidade.
Haverá uma estrutura para quatro ecopontos de coleta de material reciclável, cada um coordenado por uma cooperativa do Recife. A ideia é incentivar a coleta seletiva pelos munícipes, com o aumento da quantidade de resíduos recicláveis coletados, fazendo com que a população reconheça a importância de aderir ao sistema de coleta seletiva da cidade e o papel do profissional catador na execução deste serviço.
Alem dos ecopontos, o evento contará também com 12 estações de coleta do SESC, nas quais os cidadãos poderão descartar os resíduos orgânicos, recicláveis e rejeitos de forma diferenciada.
Todos os resíduos recicláveis serão encaminhados para as cooperativas, que além de beneficiadas pela prestação de serviço ao evento, também poderão comercializar e ainda participar dos créditos de reciclagem.
Serão 26 catadores envolvidos, que receberão pagamento pela prestação de serviço, além de uniforme, EPI, transporte e alimentação durante os quatro dias de evento. A ideia é que os recifenses conheçam os atores da coleta seletiva e que as estações e ecopontos sejam pontos de entrega voluntária de resíduos recicláveis durante o evento, principalmente embalagens de bebidas, comidas, plásticos, metais, vidro, papel, papelão e resíduos eletroeletrônicos.
As cooperativas responsáveis pelos ecopontos serão Coopagres, Reciclando Vidas, Palha do Arroz e ProRecife, e estarão nos endereços:
Ecopontos EMLURB
01 – Av. Alfredo Lisboa (na calçada por trás da torre Malakoff)
03 – Rua do Observatório/ Av. Cais do Apolo
Cada ecoponto contará com a presença de catadores cooperados realizando a coleta e a triagem dos materiais para que sejam inseridos na cadeia circular da reciclagem ao invés de serem apenas direcionados para os aterros.
Esse sistema montado só poderá ser realizado por meio do apoio de parceiros, apoiadores e patrocinadores da coleta seletiva, como a Eureciclo,Neoenergia, ReverseOn e Consórcio Recife Ambiental.