A partir da próxima sexta-feira (15), o exame negativo para a Covid-19 não será mais exigido dos visitantes e moradores no momento do embarque para a ilha de Fernando de Noronha, em Pernambuco. A exigência estava em vigor desde 10 de outubro de 2020.
Apesar da dispensa do exame negativo, continua obrigatória a apresentação da carteira digital de vacinação, com pelo menos duas doses da vacina. Para pessoas de 55 anos ou mais, também é necessária a comprovação da dose de reforço.
Também é exigida pelo menos uma dose da vacina para adolescentes de 12 a 17 anos. Crianças até 11 anos não precisam apresentar carteira de vacinação. “À medida em que houver novos avanços na vacinação contra a Covid no país, passará a ser exigido o esquema vacinal completo também para os menores de 18 anos. É uma proteção a mais, tanto para quem visita, quanto para quem vive em Noronha”, complementa o superintendente em Saúde da ilha, Fernando Magalhães.
Na hora da saída
A testagem dos visitantes na saída de Noronha será mantida, mas de forma reduzida – em vez de 30% dos passageiros sorteados para o exame, agora serão 20%.
Segundo a administração da ilha, Fernando de Noronha tem 100% de sua população adulta vacinada com pelo menos duas doses. A administração informa também que monitora, junto com a Secretaria de Saúde do Estado, a imunidade dos moradores e que iniciará, na próxima semana, uma nova fase do estudo epidemiológico no local.
Desde o início da pandemia, Noronha soma 364 casos de Covid-19 – a primeira confirmação foi em 27 de março de 2020 – e duas mortes pela doença.
Veja também
Petrobras FmotorsAssembleia da Petrobras: União quer barrar mudanças no estatuto que ampliam transparência
Kia Niro estreia nos EUA em 3 opções de eletrificação
Fonte: Folha PE