Prefeito João Campos aproveitou o evento para assinar e enviar Projeto de Lei que amplia o Passe Livre Estudantil para alunos do programa. (Foto: Rodolfo Loepert/PCR)
Os 250 estudantes aprovados na terceira turma do Embarque Digital se reuniram, nesta terça-feira (16), para participar da aula magna do programa. O encontro foi realizado no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem. A iniciativa, lançada no ano passado, é uma parceria da Prefeitura do Recife com o Porto Digital, e proporciona a estudantes egressos da rede pública a possibilidade de estudar de forma gratuita os cursos de Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas para Internet. No evento, o prefeito do Reicfe, João Campos, enviou à Câmara de Vereadores o Projeto de Lei que amplia o Passe Livre Estudantil aos alunos do Embarque.
“Esse é o maior programa de formação de educação superior, na área de tecnologia, em uma cidade brasileira. A gente está colocando R$ 30 milhões para poder viabilizar o Embarque Digital e eu tenho certeza que, de todos os investimentos que a gente faz na cidade, talvez esse seja o investimento mais preciso. Isso porque é onde a gente consegue implantar uma semente, ao mesmo tempo poder regar, adubar e ter a convicção de que vai dar certo”, ressaltou o prefeito durante a aula. “Essa oportunidade que vocês estão tendo, nem todo mundo teve e tudo na vida nasce de uma oportunidade. Para vocês, ela está sendo construída e oferecida agora. Abracem essa oportunidade e vamos fazer bem feito”, continuou João Campos.
Na ocasião, o prefeito também assinou o Projeto de Lei que amplia o Passe Livre Estudantil para os alunos do embarque. A matéria segue para apreciação da Câmara dos Vereadores. O gestor explicou que essa medida foi um pedido de uma estudante de uma turma anterior do Embarque Digital. “Na aula magna passada, a gente estava aqui conversando e uma aluna pediu para a gente ver a possibilidade do Passe Livre para os alunos do Embarque Digital. A gente tem o Passe Livre Municipal, vale para o PROUNI, mas a gente tem que trazer para o Embarque também. Vamos fazer”, garantiu o prefeito. “Vamos enviar esse Projeto de Lei para Câmara de Vereadores, há um sentimento muito favorável para ser aprovado, porque é algo positivo para a cidade”, finalizou.
A programação para a recepção dos estudantes contou com importantes palestras voltadas para tecnologia comandadas por Flávia Brito, CEO da Bidweb Security IT, empresa sediada no Porto Digital do Recife e especializada em serviços e soluções de segurança da informação; Fred Rabelo, cofundador da TI. Saúde, plataforma que oferece serviço de telemedicina para aproximar médicos e pacientes; e Luis Linhares, diretor da Accenture Interactive, com quase 20 anos ajudando a melhorar os resultados de negócios através da entrega de projetos digitais inovadores. A novidade do Embarque Digital deste ano é a parceria com duas novas instituições de ensino, o Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau) e a Faculdade Imaculada Conceição do Recife (FICR), que se unem ao Senac, Unit e Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).
Para esta terceira turma foram ofertadas 250 vagas. O processo seletivo leva em consideração as notas do Enem e do SSA, além do pré-requisito de que o estudante tenha cursado todo o ensino médio na rede pública. Os cursos desenvolvidos pelo Porto Digital serão custeados pela gestão municipal e terão como base o mapeamento de vagas no mercado de trabalho e oferta de uma residência tecnológica altamente inovadora. É importante frisar que o Embarque Digital beneficia jovens egressos da rede pública, sendo que 50% dessas vagas devem ser preenchidas por pessoas negras ou pardas. Para o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, a força da tecnologia do Recife vem das pessoas e o Embarque Digital vem para somar mais ainda com a realidade digital da cidade.
“Com a chegada desses novos alunos, a gente espera completar o ciclo do ano. São 250 novos entrantes. A gente já colocou 350 na primeira unidade, mas mostra aí que a meta é de 600 novos alunos por ano, se 500 formarem, a gente já tá dobrando o número de formados nessa área na nossa cidade. Esse é um salto quantitativo muito significativo para o Porto Digital, com as perspectivas de crescimento que a cidade está tendo nos próximos anos e, especialmente no setor de tecnologia, a gente conseguir dobrar o faturamento em três anos, mas a gente espera que a nossa aspiração de ter 40 a 50 mil pessoas trabalhando no Porto Digital daqui a 20 anos se realize”, compartilhou.
Aprovado para a terceira turma do Embarque Digital e na expectativa de começar as aulas, e realizar o sonho de estudar tecnologia, Manoel Júnior, 22 anos, já escolheu a profissão que quer seguir: a de desenvolver completo, o full stack. “A área de tecnologia está realmente em alta e receber essa oportunidade da Prefeitura e do Porto Digital é ver a realização de um sonho. Eu estava realmente sem expectativa para entrar na área e quando eu vi o projeto disponível, eu fiquei muito feliz. Eu pretendo ser um programador full stack, porque de todas as áreas que eu analisei, era a única que se encaixava no meu perfil”, contou.
Embarque – Lançado em setembro de 2021, o Programa Embarque Digital tem o objetivo de ofertar formação na área de tecnologia, melhorar a empregabilidade dos jovens e impactar a economia do polo de tecnologia e inovação da cidade. Até 2024 serão investidos R$30 milhões e duas mil vagas serão disponibilizadas para estudantes egressos da rede pública.
Passe Livre – No início de cada mês, os estudantes recebem automaticamente o crédito correspondente a 70 viagens no valor de meia passagem da tarifa do Anel A. O sistema limita o uso a 70 vezes por mês, não podendo ser utilizado mais de quatro vezes por dia. Os créditos expiram em 180 dias, como ocorre com todo VEM. Os estudantes poderão usufruir do Passe Livre Recife em todos os dias da semana, inclusive sábados, domingos, feriados e até mesmo durante as férias escolares.
Você precisa fazer login para comentar.