Na sexta-feira (10) o Blog do Andros e o Hoje Pernambuco estiveram no gabinete do deputado federal André Ferreira, que fica em um prédio no Recife.
O espaço tocado pelo parlamentar estava lotado. Ele já tinha atendido e ainda iria atender muita gente. Prefeitos, vereadores, todos queriam uma palavrinha com o político que tinha chegado recentemente dos seus ofícios em Brasília.
Já passava da hora do almoço, quando entramos na sala onde estava o deputado. O telefone tocava, era o irmão Anderson… Queria sua companhia para almoçar. “Somos muito ligados, unidos. Falo com ele quase que dez vezes por dia”, explicou.
De uma atenção pouco encontrada no meio político, André Ferreira se mostrou aberto a qualquer tipo de pergunta e de fato estava, não fugiu em nenhum momento das que foram colocadas à mesa, nem mesmo das mais, incisivas, como já é natural nas entrevistas que realizo.
Falou, entre outros assuntos, sobre a gestão de Anderson Ferreira, do novo prefeito Mano Medeiros em Jaboatão, de Jair Bolsonaro, das expectativas para o novo governo Lula, do bom resultado obtido nessas eleições, sendo o mais votado do Nordeste, da possibilidade de ser candidato a prefeito do Recife e sobre o gargalo chamado Lagoa Olho D’Àgua, ecossistema responsável também por inundar várias ruas do Jaboatão nos dias de chuva forte. Confira!
Andros Silva: Deputado, Anderson Ferreira, seu irmão, foi um bom prefeito para Jaboatão?
André Ferreira: Com certeza, Anderson foi o melhor prefeito que Jaboatão já teve nos últimos anos. Se você pegar a história de Jaboatão, as gestões de outros prefeitos não foi tão reconhecida como a dele. Ele fez o maior projeto de infraestrutura que Jaboatão já viu, nunca foi visto tantas ruas pavimentadas em Jaboatão, tantos investimentos do Governo Federal na cidade. Agora Jaboatão vem de muitos prefeitos desastrosos e Anderson teve um desafio muito grande. É verdade que em poucos anos você não vai conseguir resolver problemas de décadas, mas com certeza ele foi o melhor prefeito do Jaboatão.
Andros: Por que mesmo diante de tudo isso que o senhor narrou… Existem jaboatonenses falando que Mano Medeiros, o novo prefeito, do seu grupo político, já fez mais em meses do que Anderson em anos?
Eu não ouvir isso aí de ninguém até agora.
Andros: Eu já ouvir deputado!
Mano tem dado continuidade ao trabalho que Anderson fez, até porque Mano, além de ser ligado ao nosso grupo político, é nosso aliado. Ele participou da gestão de Anderson desde o primeiro dia que Anderson chegou na prefeitura e foi até o último dia que ele saiu. Mano tocou todos os projetos com Anderson e vem dando continuidade a tudo que o ex-prefeito projetou lá atrás. Então assim, eu tenho visto que Mano tem um estilo próprio de fazer campanha, eu sou gêmeo de Anderson e não sou igual (risos), nasci na mesma barriga, no mesmo dia e não fazemos as mesmas coisas, cada um tem seu estilo e Mano tem seu jeito próprio. Tenha certeza que ele está acompanhado todos os projetos que Anderson começou.
Gonzaga Jr: Qual será o futuro de Anderson na política deputado?
Anderson saiu muito fortalecido na eleição para governador (ocorrida no ano passado) tendo quase um milhão de votos em Pernambuco. Preside hoje o partido que é o maior partido do Brasil, que é o PL (Partido Liberal) com mais de 99 deputados federais. Ele saiu muito grande da eleição e não está pensando em eleição agora, já disse que vai tocar o partido, tocar a vida dele e eleição tem daqui há dois anos, tem daqui há quatro anos e só a Deus o futuro da gente pertence.
Andros: O senhor acredita que a fatalidade que aconteceu na família da atual governadora, mudou de alguma forma o resultado das eleições para o governo do estado?
Vários fatores mudam o resultado de uma eleição. Acredito que a morte, o falecimento do marido de Raquel no dia da eleição, deu sim uma mexida na política. Foi realmente uma grande comoção. Lamentamos o que aconteceu na vida da agora governadora!
Andros: O senhor foi o deputado federal mais bem votado do Nordeste, ao que o senhor atribui isso?
Ao trabalho. Eu acho que nada, nada se ganha sem trabalho. Quando você se dedica a alguma coisa, que quer ser o melhor, seu trabalho será reconhecido pelo povo. Então o que eu fiz dentro do meu mandato, quem acompanha o meu mandato, seja pelas redes sociais, seja pessoalmente, seja através dos meios de comunicação, sabe que eu gosto do que eu faço e sou atuante nos municípios. Eu tive a oportunidade de ser deputado federal mais votado não só de Pernambuco mais de todo Nordeste, em todas as regiões metropolitanas eu fui o mais votado, fui mais votado em Jaboatão, segundo mais votado em Recife, mais votado em Olinda, uma cidade que dizem que é de esquerda, eu tive lá 20 mil votos, o candidato do prefeito (Lupércio) teve 8 mil. Nada resiste ao trabalho Andros, quando você trabalha o povo reconhece.
Andros: O senhor não associa em nada deste bom resultado ao bolsonarismo, ao apoio do Bolsonaro?
A eleição de Anderson (ao governo do estado) me ajudou muito, ele era o candidato vinculado a direita, não só ao bolsonarismo, mais a direita, onde tem as pessoas mais conservadoras, Anderson representou isso na campanha e com certeza essa relação, também de ser vice líder do governo de Bolsonaro durante um ano, líder do meu partido por dois anos (PSC) gerou uma identificação com as pessoas. Mas não é só o fator bolsonarista Andros, é também o campo político que você se encontra, meu campo político é de centro-direita, então teve gente que não votou em Bolsonaro e votou em mim, votou em Anderson.
Andros: Bolsonaro foi um bom presidente?
O melhor presidente que o Brasil já teve até hoje, a mídia trabalhou muito contra Bolsonaro. Ele foi o presidente que mais trouxe investimentos para os municípios, nunca nenhum município recebeu tantos recursos do Governo Federal, como recebeu no governo Bolsonaro. Ele cumpriu o lema que dizia: “Menos Brasília, mais Brasil.”
Andros: E esse terceiro mandato do Lula, quais são as expectativas?
Eu desejo sorte a ele. Que ele toque o Brasil, que ele faça o que prometeu na campanha, que ele olhe para o Nordeste, que ele olhe para Pernambuco, não olhe apenas para a Argentina, para outros países e olhe para o Brasil. Que o investimento seja no Brasil. Não vamos fazer metrô na Venezuela, nem em Cuba, vamos fazer aqui. É isso que temos que cobrar, pedir investimentos no Brasil, principalmente no Nordeste, onde ele ganhou a eleição, onde ele tem que ter o maior compromisso. Fazer o que Bolsonaro fez. Nunca chegou água no Nordeste, chegou depois do governo Bolsonaro, a Transnordestina tá aí a quanto tempo? Vamos terminar a Transnordestina em vez de colocar nosso dinheiro na Argentina. Investimento em Pernambuco, no Nordeste, no Brasil. É o que vamos cobrar do Governo Federal.
Gonzaga Jr: Vem candidato a prefeito do Recife deputado? como já estão falando!
Isso é uma coisa que temos que pensar muito, não é? É muito bom para mim está sendo lembrando para ser candidato no Recife, até pela história que eu tenho no Recife, fui vereador por três mandatos, duas vezes o vereador mais votado do Recife, me elegi deputado federal com 40 mil votos no Recife Gonzaga, muito voto. Quando me elegi federal pela primeira vez tive 47 mil votos e agora tive 69 mil votos. Isso mostra que a gente tem uma força muito grande no Recife, temos três vereadores aliados, um dele cunhado, que é Fred (Ferreira). Temos partido, tempo de televisão, temos toda uma estrutura para disputar uma eleição, mas isso a gente vai decidir lá na frente. Agora é importante os aliados e até os adversários colocando o meu nome, já reconhecendo a força que temos no Recife. Vamos analisar no momento certo, hoje estamos preocupados só em tocar nosso mandato em Brasília, com a responsabilidade de ter sido o mais votado. As eleições de 2024 vamos tratar no momento certo, com as pessoas certas.
“Não vamos fazer metrô na Venezuela, nem em Cuba, vamos fazer aqui. É isso que temos que cobrar, pedir investimentos no Brasil, principalmente no Nordeste, onde ele ganhou a eleição”
Andros: Vamos voltar a falar sobre Jaboatão… Na cidade temos um gargalo, que é a Lagoa Olho D’Água, ou Lagoa do Naútico, como muitos conhecem. O senhor enquanto deputado, alinhado ao prefeito, o que pretende fazer para melhorar a situação caótica daquele lugar?
Ali Andros é só com dinheiro do Governo Federal. O município de Jaboatão é um município muito grande, com vários problemas e não tem essa arrecadação toda para isso. Mas já estive com o prefeito Mano, estamos vendo essa questão junto ao ministério do MDR (Desenvolvimento Regional). Aquilo ali tem todo um entorno que foi invadido, tem que desapropriar aquele pessoal todinho, então é um investimento muito grande para fazer aquele trabalho, mas com certeza é prioridade no governo de Mano porque ele sabe da importância. Anderson também sabia, no seu governo fez toda a limpeza da lagoa e o desassoreamento, porque aquilo ali reflete no alagamento de várias ruas de Jaboatão. Ali é um investimento de muitos milhões que só em parceria com o Governo Federal e o Governo do Estado é possível fazer. Anderson não teve esse apoio do governo do estado (Paulo Câmara). O governo do PSB não olhou para Jaboatão, só para o Recife. Mas vamos agora cobrar do novo governo estadual, do federal para fazer esse projeto tão importante para Jaboatão.
Andros: Falando em política deputado… Dois homens importantes da política do Jaboatão, que sempre foram aliados, tem se comportado, digamos, de forma diferente em relação ao grupo Ferreira. Adeildo já se diz candidato a prefeito e Marlus vem apontando problemas na cidade, o que está acontecendo?
Adeildo é nosso amigo, nosso aliado, sempre foi nosso amigo antes da política. Temos uma relação muito boa com Adeildo e pelo o que eu vejo ele tem conversando sobre Jaboatão, sobre política com aliados nossos, como o próprio Neco, o filho dele fez parte da base de Anderson. Eu acho importante ele discutir Jaboatão, ele andou muito antes, na gestão de Anderson, tem ajudado muito o prefeito Mano também, é parceiro, eu não tenho o que falar dele, é parceiro, amigo, um cara que eu conheço antes de ser deputado, ele votou em Anderson na primeira vez e com certeza ele vai está conosco na eleição de 2024, disso eu não tenho dúvidas nenhuma.
Andros: Vice de Mano?
Ali só tem uma coisa certa, se Deus assim permitir, que tudo é permissão de Deus, Mano é o nosso candidato. Vai para à luta, para à reeleição. Vai ter todo apoio nosso. Do nosso partido, apoio pessoal da gente. Até porque o que está certo, Andros, tem que continuar. A gestão de Mano é uma continuidade da gestão de Anderson, que foi reconhecida duas vezes pela ONU.
Andros: E Marlus com sua nova fórmula totalmente opositora?
(risos). Rapaz, Marlus é um parceiro, é um amigo da gente. Entrou com a gente no início quando Anderson ganhou a eleição de prefeito. Quis tomar as decisões dele, fez as escolhas políticas dele, mas acho que cada um sabe o que faz Andros, cada um sabe, é todo mundo adulto, não é? Todos sabem o que fazem, sabe o que fez e para toda ação existe uma reação, toda ação, tem uma reação. Cada um, como já disse, sabe o que fazer, o que acha ser o melhor para você. Falei com ele essa semana. Ligou para mim, mandou uma mensagem, eu respondi. Eu não tenho nada contra ele, mas agora, se ele acha, não só ele, qualquer um, achar que tem que ter um caminho diferente na política, vá seguir o caminho que achar melhor, não é? Mas nem por isso vai ser o meu inimigo.
Andros: A informação que tenho é que ele foi colocado na oposição pelo apoio dado a Eduardo da Fonte e Roberta Arraes nas eleições passadas, sendo contrário aos candidatos do grupo. Procede?
Zero, até porque Eduardo (da Fonte) é um parceiro nosso. Estava com Eduardo por esses dias em Brasília, Eduardo votou com a gente na reeleição de Anderson para prefeito de Jaboatão. O PP (Partido Progresssita, presidido no Estado por Dudu da Fonte), estava conosco em Jaboatão. Temos problema nenhum com Eduardo. Acho que as pessoas às vezes querem achar um motivo para…
Andros: Polemizar
É, polemizar, mas não existe nada disso. Até porque tiveram outros vereadores, como Nando Ceres, que votaram com outros deputados, ninguém é obrigado a votar em mim, ninguém é obrigado a votar em quem o prefeito está votando, ninguém é obrigado a nada, tem aqueles que querem votar e tem aqueles que acham que o caminho é o outro lado. Todos foram tratados do mesmo jeito. Isso aí que você disse não existe. Nando é meu amigo, gosto muito de Nando (Ceres). Imagine ter 27 vereadores (números de cadeira na Câmara do Jaboatão) e todos terem que votar em você. Vota em quem quiser votar, em quem se sentir confortável.
“Mano é o nosso candidato. Vai para à luta, para à reeleição. Vai ter todo apoio nosso”
Gonzaga: E emendas deputados, muitas para Jaboatão?
Eu fui o deputado federal que mais trabalhou por Jaboatão, que mais destinou emendas para Jaboatão. Eu desafio qualquer um, pode juntar todos os deputados federais, que tem votos em Jaboatão, eu ajudei mais Jaboatão do que todos eles juntos. Onde você for em Jaboatão, tem uma obra que foi de emenda do deputado André Ferreira. É uma cidade que tem carinho por mim, por minha família. A gente tem uma história em Jaboatão, meu pai (Manoel Ferreira) praticamente nasceu em Jaboatão, teve toda a sua infância lá. Eu mesmo joguei muita bola ali onde hoje é a garagem da Borborema (empresa de transporte coletivo), morava na Rua José Dias Fernandes, conheço todos ali, na rua da tapa. Quando eu estava por lá fazendo campanha, eu encontrava os amigos da infância, então é um carinho grande que a cidade tem com a gente. Vamos investir cada vez mais, dar continuidade aos trabalhos para aquele povo que merece bastante.
Andros: Deputado, para finalizar. Bolsonaro, volta em 2026?
Acho que ele volta. Bolsonaro mesmo com a derrota, saiu muito fortalecido Andros. Você ver que o cara está nos Estados Unidos e tem uma fila de gente querendo falar, tirar uma foto com o cara, coisa impressionante. Ele perdeu a eleição num detalhe, pequenos detalhes, foi onde ele perdeu a eleição, mas nem toda derrota, é derrota, não é? Tem derrotas que você sai muito mais fortalecido. Então assim, ele está lá, o país tá passando por momentos de muita tensão e eu acho que o momento é de apaziguar o país. Bolsonaro tem o tamanho dele, ele está no partido, ele tem o seu nicho eleitoral, muito grande, muito forte, despertou no brasileiro um sentimento muito forte de direita, onde na nossa geração aqui, vocês são mais jovens que eu, mas sabe que onde quem era de direita era Marco Maciel, ligado a um pessoal onde ninguém queria ser de direita, queriam o socialismo de Arraes (Avô de Eduardo Campos, ambos já falecidos, foram governadores de Pernambuco) e o que Bolsonaro fez? Trouxe de volta esse sentimento de respeitar a bandeira, de usar a camisa do Brasil fora da Copa do Mundo, lotar ruas com o povo falando em patriotismo. Foi um papel importante o dele. Bolsonaro prestou um grande serviço a nação. Vamos esperar, ele ter o tempo dele lá e quando você perde uma eleição, você precisa passar por um momento de maturação.
Gonzaga: Deputado obrigado por nos atender. Andros: Grato pela atenção depositada.
Eu que agradeço a vocês. Muito obrigado!
11/02/2023 às 17:36 – Por Andros Silva
Você precisa fazer login para comentar.