O presidente Lula voltou a se comprometer com investimentos para a retomada de obras paralisadas no país. E, para isso, os bancos públicos federais devem emprestar recursos para financiar obras em estados e municípios.
Durante o encerramento de um encontro da Frente Nacional de Prefeitos, em Brasília, nessa terça-feira (14), Lula afirmou que pretende diminuir o déficit habitacional no Brasil e ressaltou a importância de se trabalhar em parceria com os gestores municipais.
De acordo com o presidente Lula, para atender cerca de 6 milhões de famílias brasileiras que não tem casa, o governo federal realiza um levantamento de terras públicas e imóveis vazios.
Lula também afirmou que está empenhado com a retomada do crescimento do país.
O presidente da Frente Nacional de Prefeitos, Edvaldo Nogueira, entregou uma carta com as demandas dos prefeitos ao presidente Lula e agradeceu pelo diálogo que teve com representantes do governo federal.
Um dos impasses entre municípios e o governo federal é a proposta da reforma tributária. O governo defende a criação de uma nova taxa, o IVA, Imposto sobre Valor Agregado, que seria a soma dos impostos de consumo. Essa forma de cobrança está prevista em propostas que tramitam no Congresso Nacional.
Já alguns líderes da Frente Nacional de Prefeitos temem diminuir o repasse de impostos para as cidades e defendem a continuidade do ISS, Imposto sobre Serviços, um tributo cobrado de empresas e profissionais autônomos que é recolhido pelos municípios.
Mas o Ministério da Fazenda garante que a mudança não vai trazer perda de arrecadação para as cidades.
Fonte: Agência Brasil
Você precisa fazer login para comentar.