É inegável que estamos todos em clima de Copa do Mundo, inclusive pets. Animais são levados para assistir jogos, usam roupinhas e entram no clima festivo. Em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, a situação de pets acompanhando jogos com seus tutores ganhou um “plus”: uma calopsita aprendeu a cantar o hino do Brasil. Durante o período da disputa pelo hexa, o vídeo da calopsita Alfred ganhou notoriedade nas redes sociais com o animalzinho entoando o hino brasileiro, que é tocado minutos antes do início de partidas da Seleção Brasileira.
No instagram, os tutores de Alfred também postam ele cantando outras canções, como a música “Glória, Glória! Aleluia”, de Thalles Roberto, a música tema da Família Adams e “Atirei o pau no gato”. É natural para calopsitas imitar sons e barulhos repetitivos, as aves desta espécie podem reproduzir latidos de cães, barulhos de sirenes, chamados de seus tutores e até músicas inteiras.
Jakelliny Santos, tutora de Alfred, contou que ele aprendeu o hino nacional antes da copa. “O meu pai tinha um pássaro em casa que cantava o hino nacional, que acabou falecendo, e aí o hino foi uma das músicas que pensamos em ensinar”, explicou.
A ave sempre foi interessada em celular, e gosta de assistir vídeos com seus tutores. Contudo, não reproduz tudo o que escuta. Jakelliny contou que, apesar de ter mostrado o hino para a calopsita, Alfred só aprende músicas que gosta.
“A primeira música que tentei mostrar para ele foi “Let it Go”, do filme Frozen, e ele nunca aprendeu. Até hoje ele nunca aprendeu “Let it Go”. Eu colocava praticamente duas horas por dia e ele nunca aprendeu. Mas quando ele gosta da música, de quando estamos vendo vídeos no celular, ele prestava atenção e depois fica tentando assoviar alguma parte. Com isso, a gente entende quando ele gosta da música”, explicou.
A calopsita é um animal muito inteligente e também pode reproduzir o comportamento daqueles que vivem ao seu redor. Para quem gosta de companhia, o animal é ideal.
O comportamento de Alfredo, como sua alimentação e que brinquedos gosta mais também é conteúdo comum no perfil, que conta atualmente com 4.733 seguidores (informação colhida às 19h do dia 6/12/2022).
A ideia de criar o perfil para o pet surgiu da vontade de informar mais pessoas sobre os cuidados necessários para cuidar de uma calopsita. De acordo com Jakelliny, muita gente ainda cria o animal preso, sem saber a importância de um espaço adequado, de uma alimentação balanceada ou uma higiene rotineira.
“O perfil surgiu da necessidade. Eu não sabia qual ração oferecer, eu não sabia de nada. Fui aprendendo através de perfis que eu conheci do Instagram, muita gente compartilhando dicas, orientando sobre alimentação, sobre cuidados, sobre a noção de espaço, sobre não cortar a asa. Eu não corto as asas deles (Alfred e Chloe, sua companheira), eles voam dentro de casa. Então, pensando na qualidade de vida deles, fui buscando informação. Eu recebo muitas mensagens de pessoas com dúvidas sobre eles”, informou a tutora.
Para Jakelliny, mostrar o cuidado com seus pássaros pode ajudar outras pessoas que se interessem por calopsitas.
“Eu tento dar a melhor qualidade de vida em tudo, A gente vai aprendendo noção do espaço, vai aprendendo que cortar asa não vai impedir fuga, que preciso criar um ambiente sinalizado, minha casa é equipada para eles e eu tento ao máximo adequar a isso. Além disso, também ofereço alimentação natural, que eu ofereço diariamente”, explicou a tutora.
Confira o vídeo: