em-abril,-prefeitura-do-recife-oferece-mais-de-2-mil-exames-no-mamografo-movel

Em abril, Prefeitura do Recife oferece mais de 2 mil exames no Mamógrafo Móvel

Ao todo, serão 2.080 vagas para mamografia acessíveis para mulheres entre 50 e 69 anos, sem necessidade de agendamento, em 26 pontos espalhados pela cidade (Foto: Hugo Aquino/SESAU)

Passada a Semana Santa, a Prefeitura do Recife retoma o cronograma do Mamógrafo Móvel da Secretaria de Saúde do Recife (Sesau). A partir desta segunda (1º/4), serão ofertadas 2.080 vagas gratuitas de mamografia para as mulheres e homens trans que residem na capital pernambucana, com idade entre 50 e 69 anos. A iniciativa estará acessível em 26 pontos espalhados pelos oito distritos sanitários da cidade, das 8h às 12h e das 13h às 17h, sem necessidade de agendamento. Confira a programação completa clicando aqui https://bit.ly/MamografoAbril24.

O objetivo é estar mais próximo da população, levando o serviço para as comunidades, inclusive aos sábados, em unidades de saúde, centros culturais, ações sociais, igrejas e praças, com foco na faixa etária prioritária preconizada pelo Ministério da Saúde. Em cada localidade, são ofertadas 80 vagas, divididas igualmente entre manhã e tarde. No dia do exame, é indispensável apresentar documento de identificação, cartão do SUS, CPF e comprovante de residência. Durante a realização da mamografia, é obrigatório o uso de máscara, em conformidade com os protocolos sanitários vigentes.

Os resultados estarão disponíveis em até 30 dias, na unidade de saúde que recebeu a ação, ou na mais próxima, caso o Mamógrafo Móvel tenha feito os atendimentos em locais descentralizados. Quem não tiver entre 50 a 69 anos deve ser encaminhada(o) por um profissional da Atenção Básica, que irá solicitar o agendamento da mamografia. Vale salientar que este é o único exame cuja eficácia na redução da mortalidade por câncer de mama foi comprovada em programas de rastreamento, conforme prevê o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Recomenda-se que mulheres de 50 a 69 anos realizem o procedimento a cada dois anos.

PREVENÇÃO – É fundamental estar atento às características naturais das mamas no dia a dia, a fim de identificar possíveis alterações suspeitas. Sintomas como nódulo (caroço) fixo, geralmente indolor; coloração avermelhada na pele da mama ou aspecto semelhante à casca de laranja; modificações no mamilo; secreção espontânea de líquido de um dos mamilos e pequenos nódulos no pescoço ou nas axilas devem ser observados. Além da realização periódica do exame clínico e da mamografia, a adoção de hábitos saudáveis, como manter o peso adequado, praticar atividade física, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e, quando possível, amamentar, contribui para a redução do risco de desenvolver a doença.

About Redação

Veja também

prefeitura-do-recife-avanca-com-as-obras-de-drenagem-e-pavimentacao-da-avenida-mario-melo

Prefeitura do Recife avança com as obras de drenagem e pavimentação da Avenida Mário Melo

A intervenção de requalificação, prevista para durar oito meses, conta com investimento da ordem de …