O ex-prefeito de Jaboatão e do Cabo, Elias Gomes, apresentou nos últimos dias à equipe de transição do presidente eleito, Lula, uma série de propostas para a área de Segurança, baseadas em sua experiência em programas criados em sua gestões, que tiveram impactos positivos na redução da violência nos municípios.
“Encaminhei, através de Geraldo Alckmin, que coordena a equipe, além de Luciana Santos e Humberto Costa, as contribuições, que já foram recebidas e passam a compor o arcabouço de informações que podem ser utilizadas para melhorar a segurança em todo país”, explicou Elias Gomes.
Os tópicos giram em torno de promover uma segurança voltada para a prevenção, coordenando ações que envolvem governo, sociedade civil organizada e população em geral. “É muito importante que todos se unam nesse processo, compreendendo que coordenar as ações de forma organizada e participativa vão ajudar a construir um país mais seguro para todos”, comentou Elias.
Entre as propostas contidas no documento, estão a convocação da primeira CONFERÊNCIA NACIONAL DE SEGURANÇA E ORDEM PÚBLICA, envolvendo os 5.586 municípios brasileiros, os 26 estados, o Distrito Federal, e as diversas áreas do governo nacional, além das variadas forças sociais. A implementação das REDES DE PROTEÇÃO SOCIAL, envolvendo as diversas áreas da governança municipal, atuando sobretudo junto aos jovens e famílias com elevados níveis de vulnerabilidade social.
O documento ainda prevê a criação do PACTO NACIONAL PELA SEGURANÇA, estimulando a cultura de paz e envolvendo toda sociedade.
Fonte: Blog do Jorge Lemos
Foto: Divulgação