Os eleitores brasileiros que quiserem simular um voto na urna eletrônica podem ter essa experiência no site do TSE, o Tribunal Superior Eleitoral.
A simulação está disponível no site do TSE, no endereço www.tse.jus.br. Por lá, é possível treinar, como no dia da votação, para os CINCO cargos em disputa desta vez. No entanto, os números a serem digitados não são dos candidatos ou partidos verdadeiros, e sim fictícios.
A ordem dos cargos no simulador vai ser a mesma do dia do pleito: primeiro, o cargo de deputado federal, com quatro dígitos. Depois, deputado estadual ou distrital, com cinco dígitos; em seguida para senador, com três dígitos; para governador, dois dígitos e, por último, para presidente da República, com dois dígitos.
A urna simulada ainda traz opções de acessibilidade, como inclusão da intérprete de Libras e de tempo de espera de um segundo para a conferência do voto; além de confirmação adicional para o voto de legenda. Também tem a opção com áudios para pessoas com deficiência visual.
O simulador existe desde 2014 e foi criado para que eleitores e eleitoras treinem e reduzam o tempo para votar no dia da eleição, o que evita longas filas nas sessões eleitorais.
A justiça eleitoral já atestou, de diversas maneiras, que as urnas eletrônicas são confiáveis. Além disso, o processo eleitoral é fiscalizado por mais de quinze entidades.
Fonte: Agência Brasil