eleicoes:-menos-de-2%-das-candidaturas-declararam-alguma-deficiencia

Eleições: menos de 2% das candidaturas declararam alguma deficiência

Para as eleições gerais, deste ano, menos de 2% dos mais de 28 mil candidatos a algum cargo declararam algum tipo de deficiência. Os dados foram apresentados pelo TSE, o Tribunal Superior Eleitoral, que coletou, pela primeira vez em eleições federais, essas informações.

No total, entre os mais de 28 mil candidatos, 465 declararam ter deficiência. Desses, quase 65% é de homens e 35% mulheres. Mais da metade do total é de pessoas com deficiência física. Depois, vem a deficiência visual, seguida da auditiva. Treze pessoas que se candidataram estão no espectro autista.

Já entre os cargos, a grande maioria é para deputado federal ou estadual, quase 95%. Depois, quatro pessoas se candidataram para governos estaduais. Duas pessoas concorrem ao Senado e uma à vice-presidência da república. Onze candidatos já ocupam um cargo eletivo e tentam a reeleição.

Já entre os mais de 156 milhões de eleitores brasileiros, pouco mais de um milhão é de pessoas com alguma deficiência, o que equivale a menos de 1%. Importante lembrar que essas pessoas têm até esta quinta-feira (18) para pedirem a transferência do título para zonas eleitorais adaptadas.

Fonte: Agência Brasil

About Redação

Veja também

Força da Mulher: Secretaria da Mulher de Jaboatão deve ganhar destaque nos próximos 4 anos de gestão de Mano Medeiros

Por Luiz Gonzaga Jr – Hoje Pernambuco A Secretaria da Mulher de Jaboatão, uma das …