eleicoes:-830-mil-pessoas-se-voluntariaram-para-atuar-como-mesarios

Eleições: 830 mil pessoas se voluntariaram para atuar como mesários

Mais de 830 mil pessoas se voluntariaram para trabalhar como mesários nas eleições deste ano. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, esse número representa um aumento de 93% em relação aos voluntários nas últimas Eleições Gerais, em 2018.

Neste ano, cerca de 1,7 milhão de mesários foram nomeados pela Justiça Eleitoral para atuar nas eleições de outubro. O número de voluntários representa 48% do total.

O eleitor que foi chamado para trabalhar como mesário pode contestar a convocação em um prazo de cinco dias, a partir do recebimento. Por se tratar de um trabalho obrigatório, a dispensa só ocorre em casos excepcionais, após a avaliação de um juiz eleitoral.

Todos os mesários, sejam voluntários ou convocados, têm direito a dois dias de folga no trabalho, sem perda salarial, para cada dia trabalhado nas eleições e no treinamento. No dia da eleição, eles recebem auxílio-alimentação e um certificado da Justiça Eleitoral.

Quem trabalha como mesário também tem direito à preferência no desempate em concursos públicos que tenham essa previsão no edital.

Fonte: Agência Brasil

About Redação

Veja também

o-filme-financiado-pelo-kremlin-que-se-tornou-sucesso-de-publico-na-russia-criticando-a-censura

O filme financiado pelo Kremlin que se tornou sucesso de público na Rússia criticando a censura

Crédito, Mars Media Legenda da foto, ‘O Mestre e Margarita’ se revelou um filme muito …