dom-fernando-saburido-realiza-acao-liturgica-na-sexta-feira-da-paixao,-as-15h

Dom Fernando Saburido realiza ação litúrgica na Sexta-Feira da Paixão, às 15h

Nesta Sexta-Feira da Paixão (15), a programação da Semana Santa continua. As celebrações relembram momentos diferentes de Jesus Cristo: desde sua entrada em Jerusalém sobre um burrico, no Domingo de Ramos, até a sua ressurreição, no Domingo de Páscoa. Às 08h, o Padre Bosco realiza a Via Sacra pela primeira vez na Igreja Catedral (Catedral do Santíssimo Salvador), localizada no Alto da Sé, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife (RMR). 

Em seguida, às 15h, o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, realiza uma ação litúrgica da Paixão do Senhor no mesmo local. Às 17h, ocorre a procissão do Senhor Morto, saindo da Igreja Catedral. Às 18h, acontece o concerto “Paixão segundo São João”. A Sexta-Feira da Paixão é o único dia que as igrejas do mundo inteiro não celebram missas. 

No Sábado de Aleluia, 16, Dom Fernando realiza uma missa às 19h na catedral. Já no Domingo da Páscoa, 17, a celebração ocorre às 09h. O arcebispo também participa de um café partilhado no terraço da catedral. 

Significado da Sexta-Feira da Paixão 

A Sexta-Feira da Paixão é um dia de reflexão, oração e jejum. O dia, que ocorre antes do Domingo de Páscoa, é recordado pelos cristãos como o período em que Jesus Cristo foi julgado, condenado, e morto na cruz. 

De acordo com a Arquidiocese de Olinda e Recife, o dia é chamado de “Sexta-Feira da Paixão” porque a palavra “Paixão” vem do latino ‘passio’, que tem como significado “sofrimento”. Na celebração, que se inicia às 15h em todas as igrejas (hora em que, segundo a Bíblia, Jesus morreu), há o rito do beijo na Cruz de Cristo. Porém, não há consagração do pão e do vinho, mas sim, a distribuição da reserva eucarística (as pessoas comungam as hóstias consagradas no dia anterior). 

A Sexta-Feira da Paixão ocorre no fim da Quaresma, um período que se inicia na quarta-feira de cinzas, dia seguinte ao Carnaval. 


 

Veja também

About Redação

Veja também

Gestão do povo e para o povo, defende Andréa Medeiros, primeira-dama do Jaboatão

Saúde, Educação, Assistência Social e Cidadania: essas são as áreas que serão fortalecidas no Jaboatão …