dia-mundial-da-conscientizacao-do-autismo-e-lembrado-com-acao-de-empreendedorismo-inclusivo-em-olinda

Dia Mundial da Conscientização do Autismo é lembrado com ação de Empreendedorismo Inclusivo em Olinda

Ação tem parceria com secretarias de Assistência Social, Sebrae, Mix Matheus e Uninassau

Publicado por: Analu Pereira, em: 02/04/24 às 12:19

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação, Tecnologia e Turismo de Olinda promoveu, durante toda a manhã desta terça-feira (02/04), Dia Mundial de Conscientização do Autismo, uma ação voltada ao Empreendedorismo Inclusivo, na Avenida Liberdade, 68, Carmo. Instituída em 2007, essa data tem como principal propósito disseminar informações sobre o autismo para a população, visando reduzir a discriminação e o preconceito enfrentados pelas pessoas afetadas pelo transtorno.

A ação de Empreendedorismo Inclusivo ofereceu a palestra do Sebrae com o tema “As novas competências do profissional do futuro”, além dos serviços de Emissão de cartão de estacionamento para idoso, Assessoria Jurídica, Captação de Currículos, Ciptea, Vem Livre Acesso e Cadastro Único.

O jovem autista Giovanni Giuseppe, de 24 anos, não perdeu tempo e aproveitou vários serviços num só lugar. “Vim tirar a Carteira de Identificação do Transtorno Espectro Autista (Ciptea), Vem Livre Acesso e até deixar meu currículo para me candidatar a uma vaga de emprego. As pessoas me trataram muito bem porque geralmente se espera que seja alguma coisa mais robótica, mas todo mundo foi muito caloroso e eu gostei bastante.” pontuou Giovanni

A secretária Mirella Almeida reforçou que a rede Mix Matheus, uma das empresas parceiras com a ação, está com oferta de 90 vagas para Pessoa com Deficiência e essa é uma excelente oportunidade para o ingresso dos jovens e adultos com TEA ao mercado de trabalho. “Quem não conseguiu entregar hoje, estamos com uma equipe da secretaria recebendo esses currículos durante todo mês e fazendo o envio para as empresas. O foco é na geração de um emprego de inclusão com a oportunidade de dar acesso às pessoas ao mercado de trabalho”, garante. 

Durante todo o mês de abril, a Prefeitura de Olinda vai entregar mais um Núcleo de Desenvolvimento Integrado Infantil (NIDI) e uma Policlínica da Criança com atendimentos voltados às pessoas atípicas e com  neurodivergências. “O nosso compromisso é ter um mundo mais desenvolvido e promover a inclusão, oferecendo políticas públicas que cheguem às pessoas com deficiência, que cheguem às pessoas atípicas e que elas possam sentir de fato o poder público em favor delas”, afirma Mirella Almeida.

Programação:

03.04.24 – Inauguração da Clínica da Criança Martagão Gesteira

04.04.24 – Entrega da requalificação do CAPS Infantil

05.04.24 –  Núcleo de Desenvolvimento Integrado Infantil (NIDI), localizado na Associação Boi Menino, em Peixinhos

Fotos: Alice Mafra / PMO

Fonte: Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal de Olinda

About Redação

Veja também

projeto-ruas-e-sabores-inscreve-ate-esta-sexta

Projeto Ruas e Sabores inscreve até esta sexta

Projeto Ruas e Sabores inscreve até esta sexta Iniciativa promove capacitação para empreendedores que trabalham …