Alunos de escolas de Olinda participam da ação até esta sexta-feira
Publicado por: Secretaria de Comunicação, em: 20/09/23 às 16:10
Por: Analu Pereira
Em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro, a Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento Urbano de Olinda promove ação, até a próxima sexta-feira (22), das 9h às 11h. O evento inclui a realização de atividades ecológicas na Reserva Florestal da Mata do Passarinho.
No primeiro dia da ação, a equipe de Educação Ambiental do município preparou uma programação com palestras, plantio de mudas, trilhas ecológicas e o especial abraço na árvore. Um momento voltado para o lazer e em defesa do meio ambiente.
Os alunos da escola municipal Dom Azeredo Coutinho, que fica no bairro de São Benedito, estavam eufóricos ao entrar na Mata pela primeira vez. “Foi muito bom. Eu gostei muito da experiência. Nunca tinha visto tantas árvores enormes assim e tão verdinhas”, falou, encantada, Ludmila Luana, estudante do 5º ano.
Para a coordenadora da unidade de ensino, Andresa Moreira, trazer os 33 alunos para vivenciar essa experiência na semana da árvore tem um significado muito grande.
“A gente veio aqui para agregar conhecimento e principalmente a importância de preservação ao meio ambiente. Os alunos estavam ansiosos com a proposta, porque é bem dinâmica e ainda teve a palestra sobre materiais recicláveis. Foi perfeito”, declarou.
Daniel Santos, educador ambiental de Olinda, promove o encontro de alunos com a Reserva Ecológica e falou da importância em contribuir para que os estudantes saiam da sala de aula e tenham uma experiência que vai levar para a vida toda.
“O intuito é despertar neles a conscientização da importância de se preservar o meio ambiente. É deles estarem cada vez mais atentos que um bioma, que é o conjunto de vida vegetal e animal, como esse precisa ser preservado. E essa semana, que é considerada uma semana ambiental por ser o dia da árvore, dia 21 de setembro, nós tentamos, através dessa trilha ecológica, e desse bate-papo ecológico, alertar todos eles”, afirmou.
A natureza desperta a curiosidade nas pessoas de conhecerem outros seres vivos diferentes dos que estão acostumados em suas casas, em seus habitats. “Aqui eles ficam sempre procurando por animais, atentos para descobrirem alguma novidade, alguma informação nova relacionada ao ambiente. Saem bastante felizes e satisfeitos e com vontade de voltar”, completa Daniel Santos.
Ao final da Trilha Ecológica, os alunos plantaram uma muda de árvore e batizaram com o nome da escola deles, Dom Azeredo Coutinho.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal de Olinda