No Colégio Leonardo da Vinci, na 914 Norte, que faz parte da 14ª zona eleitoral do Distrito Federal – abrange Asa Norte, Vila Planalto, Setor de Oficinas Norte e Setor Noroeste – está bem cheio. As seções estão com filas longas, já que muita gente deixou para votar mais tarde.
Segundo o responsável por auxiliar os eleitores que chegam, começou a congestionar por volta das 10h30. A expectativa é que fique mais tranquilo depois das 15h, mas é bom não arriscar.
Rosita Costa, de 38 anos, veio com o marido e as duas filhas pequenas. Como estava com as meninas, ela escapou da fila, mas disse que, se não estivesse com elas, teria que esperar pelo menos meia hora para votar. Uma outra eleitora disse que levou uma hora na fila.
Pela manhã, o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal divulgou o primeiro balanço das eleições. Até 10h30, foram 93 denúncias de propaganda eleitoral irregular, a maioria de derramamento de santinhos. Oitenta e quatro casos de derrame haviam sido identificados. Por isso, a Comissão de Fiscalização de Propaganda do TRE aumentou a retirada de material e encaminhamento de denúncias ao Ministério Público Eleitoral.
Uma boa dica é trazer a colinha para evitar aquele branco na hora de votar. Anote na seguinte ordem os números: deputado federal (4 dígitos), deputado distrital/estadual (5 dígitos), senador (3 dígitos), governador (2 dígitos) e presidente (2 dígitos). Se errar um desses números, basta manter a calma. É possível corrigir antes de confirmar o voto.
Além da cola, vale lembrar de conferir o endereço da seção antes de sair e levar um documento oficial com foto. E atenção no relógio: a votação termina às 17h. Não deixe para a última hora.
Fonte: Agência Brasil