detran-pe-implanta-programa-para-cuidado-emocional-e-social-dos-servidores

Detran-PE implanta programa para cuidado emocional e social dos servidores

Divulgação

Um programa abrangente de aprimoramento começa a ser implantado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) para servidores e gestores do órgão. É o “Detran Mais Perto do Servidor”, que tem a finalidade de oferecer a seus profissionais subsídios básicos para desenvolver habilidades emocionais e sociais no ambiente de trabalho e no atendimento à população. A iniciativa integra uma nova perspectiva de valorização do servidor e do aperfeiçoamento dos serviços prestados à sociedade, implantada pela diretoria do órgão.

O programa consiste em capacitações realizadas em diversos municípios do estado que possuam unidades do Detran-PE. O primeiro encontro ocorreu na manhã desta terça-feira (7), em Caruaru, no Agreste, e chega a Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana, nesta quinta (9), abrindo o calendário que vai abranger todo o estado.

“Estamos olhando de forma diferente para o servidor e valorizando sua atuação, dando condições, inclusive, de melhorar sua relação com o público”, destaca o diretor-presidente do Detran-PE, Carlos Ferreira. A programação deste ano se estende até a metade de dezembro e prossegue no próximo ano, atingindo todas as regiões pernambucanas.

A capacitação consiste em 6 horas/aula, desenvolvidas das 8h às 13h, coordenada por integrantes da Unidade de Desenvolvimento de Pessoal da Gerência de Recursos Humanos do Detran-PE. O conteúdo parte do princípio de que os profissionais desempenham atividades específicas, criteriosas e de grande responsabilidade. Para tanto, foi detectada a necessidade de garantir formas de atuar no local de trabalho, levando noções básicas de saúde emocional e social, abordando a prevenção e cuidados ao lidar com o estresse em situações específicas e habituais no trabalho.

Estão incluídos nos pontos tratados durante a capacitação, por exemplo, as emoções e o cuidado com a saúde emocional e seus impactos no trabalho; desafios emocionais atuais no Detran-PE; estratégias e técnicas para lidar com a rotina diária de atividades; comportamentos desejáveis X comportamentos inadequados; ambiente laboral como espaço de convivência. As abordagens buscam desenvolver competências e habilidades para lidar com situações tensas e estressantes, priorizando a saúde emocional, o desempenho pessoal e profissional e a qualidade do atendimento ao público.

08/11/2023 às 18:19 – Com informações da assessoria

Check Also

About Redação

Veja também

24a-fenearte-amplia-acoes-de-sustentabilidade

24ª Fenearte amplia ações de sustentabilidade

Foto: Silla Cadengue Pelo segundo ano consecutivo, a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), …