delegacao-do-recife-aporta-na-franca-para-missao-tecnica-nas-areas-de-transformacao-urbana,-industria-criativa-e-desenvolvimento-sustentavel

Delegação do Recife aporta na França para missão técnica nas áreas de transformação urbana, indústria criativa e desenvolvimento sustentável

Liderada pela vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão, comitiva recifense cumpre agenda institucional na cidade-irmã de Nantes, com o objetivo de intercambiar experiências e alavancar parcerias e investimentos (Foto: Divulgação)

Recife às margens do Capibaribe. Nantes com o Rio Loire no horizonte. No Nordeste do Brasil e no Oeste da França, as duas cidades-irmãs têm mais em comum do que fazem supor suas pontes, sua geografia entrecortada e uma ocupação histórica marcada por atividades comerciais e portuárias. Recife e Nantes também se unem pela cultura pulsante e por uma estratégia contemporânea de transformação dos seus territórios a partir do investimento em inovação urbana, indústrias criativas e revitalização de áreas centrais com participação cidadã. É para compartilhar experiências e multiplicar boas práticas que uma delegação recifense liderada pela vice-prefeita Isabella de Roldão aporta esta semana na cidade francesa. 

A missão técnica faz parte de um acordo de cooperação firmado desde 2003 e ratificado em 2019, com financiamento da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). Não por acaso, a visita coincide com a realização do festival da criatividade Chtiing!, que une setor público, entidades privadas, universidades e sociedade civil para fomentar o debate sobre governança sustentável e soluções inovadoras para desafios urbanos. 

“Vamos trocar saberes e aprender com experiências disruptivas, como o Projeto Urbanístico da Ilha de Nantes,que é uma grande fonte de inspiração para a nossa cidade. Mas também teremos a oportunidade de apresentar nosso programa Recentro, o Porto Digital e outros projetos do nosso ambicioso plano Recife 500 anos, em busca de alavancar parcerias e investimentos. Será uma honra, ainda, representar a cultura recifense no Chtiing!, mostrando as nossas potencialidades para diversas cidades e países do mundo”, ressalta Isabella de Roldão, que participa, na quinta-feira (21), Dia Mundial da Criatividade e Inovação,do painel Distritos culturais e criativos a serviço do território.

A vice-prefeita estará acompanhada da chefe do Gabinete do Centro (Recentro), Ana Paula Vilaça, e do secretário de Cultura, Ricardo Mello, além de representantes de algumas das instituições parceiras que integram a cooperação: o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena; o presidente da Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES), Marcos Baptista; o presidente do Conselho de Administração da CESAR School e professor da UFPE, Giordano Cabral, e a diretora da Escola UNICAP-ICAM TECH e coordenadora do Plano Centro Cidadão, Andrea Câmara. Compõem ainda a comitiva a professora e pesquisadora da UNICAP, Clarissa Duarte; a gerente de Projetos e Reabilitação Urbana e Imobiliária do Porto Digital, Julia Machado, e a assessora de Relações Internacionais da vice-prefeitura, Bete Regueira Fraga

A agenda da missão inclui visitas institucionais à sede da Prefeitura de Nantes e da Samoa, empresa pública local para o planejamento e desenvolvimento da Ilha de Nantes, assim como a entidades privadas, polos econômicos, universidades e laboratórios de inovação.  

O desenvolvimento de ferramentas de planejamento integrado e a revitalização das centralidades urbanas estão entre os principais pontos de interesse da pauta, como ressalta Ana Paula Vilaça. “Durante a visita à cidade de Nantes, teremos a oportunidade de conhecer experiências exitosas de políticas públicas, de intervenções urbanas e arquitetônicas e ações sociais e econômicas, especialmente em seu centro histórico, buscando referências e possibilidades para replicar no Recife, sua cidade-irmã. Essa missão é importante para promover a troca de expertises e fomentar relações bilaterais entre as cidades, trazendo o que há de mais moderno de boas práticas na gestão e ocupação do espaço público urbano”,pontua.

Para Ricardo Mello, a cultura no coração das cidades é o fio condutor entre passado, presente e futuro. “A Cultura integra, o fazer cultural aponta caminhos, na verdade ele abre novas possibilidades, outros horizontes, tão necessários em um momento como este, de construções. Mas a Cultura vai além, ao reacender a esperança, ao refletir sobre o real sem perder a dimensão do sonho, a nossa incansável capacidade de sonhar. Alimentando essas travessias está a criatividade, essa energia que junta memória com descoberta, buscando na trajetória e na invenção do futuro as passagens para o novo. Este encontro com Nantes nasce de conexões, necessárias e convergentes, desenhando rotas sem fronteiras”, destaca. 

CONEXÕES 

A atual visita a Nantes é a primeira de um total de seis missões que irão ocorrer até 2024, sendo três do Recife para Nantes e três da delegação francesa até a capital pernambucana. O próximo encontro já está marcado para novembro, quando os representantes de Nantes virão participar do REC’n’Play Festival, evento que fomenta a indústria criativa, promovendo encontros e estimulando o empreendedorismo nas áreas de inovação digital e criatividade. Tudo isso tendo o Bairro do Recife como grande palco de palestras, debates e workshops, shows e outras programações culturais. 

“Estamos muito felizes em receber uma delegação da cidade do Recife a Nantes para uma semana de intercâmbio, partilha e amizade. Marca o lançamento operacional de um projeto de intercâmbio técnico ao longo de 3 anos, durante o qual poderemos aprender respectivamente a partir de nossas práticas de desenvolvimento urbano sustentável, inovação, indústrias criativas, mas também forjar parcerias duradouras entre nossas duas cidades e os atores que a compõem”, sintetiza a diretora de Desenvolvimento Internacional da Samoa, Lucie Renou. 

About Redação

Veja também

Rosana Melo consolida sua trajetória como um dos principais nomes do mercado imobiliário recifense em 2025

Com mais de 25 anos de atuação, a corretora Rosana Melo @rosanamelocorretora se destaca como …