curso-de-licenciatura-intercultural-indigena-e-lancado-no-caa-da-ufpe,-em-caruaru

Curso de licenciatura intercultural indígena é lançado no CAA da UFPE, em Caruaru

Para a primeira turma do curso regular, com início em 2022.1, são ofertadas 40 vagas para candidatos e candidatas indígenas.

Lançamento do curso de licenciatura intercultural indígena, em Caruaru — Foto: José Urbano/Divulgação

O curso de licenciatura intercultural indígena, oferecido no Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Caruaru, foi lançado como curso regular nesta sexta-feira (29), no Auditório Mestre Vitalino.

Com o tema “A Interiorização da Universidade Pública e seu Caminhar pelo Reconhecimento Indígena: quando os povos originários em Pernambuco ocupam a academia pautados na interculturalidade”, o evento se inseriu na programação do “Abril Indígena” e contou com a participação de representantes de diversos povos indígenas, de gestores da UFPE e da comunidade acadêmica.

A cerimônia começou com o Toré, uma dança ritual praticada pelos indígenas no Nordeste, e teve apresentação cultural de Riáh, artista descendente do Povo Xukuru do Ororubá.

Vinculada ao Núcleo de Formação Docente do CAA, a licenciatura intercultural indígena teve início em Caruaru por meio do então Programa de Apoio às Licenciaturas Interculturais Indígenas (Prolind), em 2009. O curso, enquanto programa, propiciou a formação de duas turmas de professoras e professores indígenas.

Agora, para a primeira turma do curso regular, com início em 2022.1, são ofertadas 40 vagas para candidatos e candidatas indígenas, distribuídas nas áreas de Linguagens, Ciências Naturais e Ciências Humanas. O processo seletivo está sendo realizado pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), com edital específico voltado exclusivamente para o público indígena dos povos em Pernambuco. As inscrições acontecerão em maio.

Vídeos de Caruaru e Região

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

About Redação

Veja também

Gestão do povo e para o povo, defende Andréa Medeiros, primeira-dama do Jaboatão

Saúde, Educação, Assistência Social e Cidadania: essas são as áreas que serão fortalecidas no Jaboatão …